Intrigante e com um poder de tomar nossa atenção, o livro “Um de nós está mentindo”, escrito por Karen M. McManus é um suspense escrito de uma maneira diferente e capaz de nos induzir a ler sem parar, para enfim, chegar ao desfecho da história.
Um suspense com uma pitada de um gênero investigativo mas com uma proposta para o público mais jovem, a leitura proporciona dúvidas e nos transforma em um verdadeiro “Sherlock Holmes” com tantas provocações que cada personagem nos instiga a sentir. Tudo começa quando Simon, Cooper, Addy, Bronwyn e Nate vão para a sala da diretoria da escola onde estudam, com uma detenção por ações que infligem as regras da escola, ao utilizarem celulares indevidamente no ambiente escolar (que é uma regra aplicada pelo diretor, que não permite o uso dos aparelhos no ambiente escolar). Os cinco alunos estão ali por um mesmo motivo: alguém colocou celulares na mochila de todos eles, causando a situação.
Simon é alguém que muitos alunos odeiam, pois é o criador de um aplicativo chamado “Falando Nisso” e compartilha fofocas sobre os estudantes, sempre utilizando apenas as iniciais de quem se refere em cada boato/fofoca que espalha.
Por esse motivo, ele é o princípio de todo desenrolar da história. No meio da detenção, Simon tem uma reação alérgica após tomar um copo d’água. Todos que estão presentes se movem dispostos a ajudar o garoto que passa por uma crise alérgica. A emergência é acionada e levam Simon ao socorro.
Mas o pior acontece. Simon morre por conta da reação alérgica e vários mistérios surgem sobre isso. Ele era alérgico a amendoim, e a primeira questão é como o óleo de amendoim encontrado no copo que ele bebe a água naquele período de tempo, foi parar ali. E assim, os outros quatro alunos que estavam com ele na hora do acontecimento são suspeitos e também tinham segredos que poderiam ser revelados por Simon no “Falando Nisso”. Todos têm um motivo para querer se livrar dele e um deles é o verdadeiro assassino. Mas quem será?
Essa é a brincadeira que Karen M. McManus faz conosco em seu livro. Toda a narrativa é dividida em capítulos em que todos os quatro alunos contam suas histórias em primeira pessoa. Não é um livro comum com um personagem principal.
Cooper, Addy, Bronwyn e Nate narram o que está acontecendo em suas vidas, e todo início de fala começa com o dia e horário que determinada situação está acontecendo. Um capítulo complementa o outro. Mas um deles está mentindo sobre o que diz, e nossa missão (estabelecida por nós mesmos, claro) é observar as falas e comportamentos de cada um, para saber quem matou o jovem estudante do ensino médio. Durante a leitura tentamos ligar os pontos depois de ler cada página.
O jogo está lançado e revelações surpreendentes estão prestes a acontecer. Você provavelmente não irá conseguir parar de ler para desvendar o mistério intrigante que é proposto.
Além disso, a autora também traz assuntos relacionados à saúde mental e ao que cada um enfrenta em suas vidas pessoais, gerando julgamento de quem os cerca. As histórias mostram pontos reais da vida de jovens que precisam encarar suas realidades e como os conflitos familiares têm relação com as ações e o cotidiano de cada jovem. Também traz questões como relacionamento abusivo e uso de drogas.
“Um de nós está mentindo” é intrigante ao final de cada declaração dos jovens e não possibilita que tenhamos algum apego com qualquer um deles, visto que buscamos durante a leitura descobrir o mistério sobre quem é o assassino. A leitura é excelente para quem gosta de devorar um livro em uma tarde ou em dois dias, pois é impossível não desejar chegar ao final com tantas revelações inseridas, além de ser uma leitura objetiva e sem muitos rodeios dentro das situações.
O livro conta também com um capítulo extra e também se tornou ideia para uma série que já foi anunciada.
Que tal ser um detetive e descobrir quem está mentindo? Aqui lhes apresento essa possibilidade.
Referências:
Título: Um de nós está mentindo
Autora: Karen M. Mcmanus
Ano: 2018
Páginas: 384
Editora: Galera