A aclamada série de animes Gundam criou e estabilizou o conceito de anime mecha (aquele com robôs gigantes), e vinha se mantendo extremamente sólida com o passar de gerações. Porém a mesma não possuiu material inédito desde 2015 com o lançamento de “Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans”.
Lançada em 1979, com o título Mobile Suit Gundam, a série criou uma imensa legião de fãs. O anime possui temas sociais e ideológicos sempre muito bem debatidos e inseridos nas constantes lutas de robôs gigantes. No Brasil a série Gundam Wing, de 1995, fez muito sucesso no Cartoon Network e hoje várias séries da franquia, assim como seus filmes, se encontram disponíveis em serviços de streaming como Crunchyroll, Funimation e Netflix.
A franquia é tão influente no Japão que em 2020 ganhou uma réplica em tamanho real (18 metros )
De acordo com o site Comicbook.com, a Sunrise, estúdio responsável por Cowboy Bebop e Code Geass, realizou um evento em que os fãs foram informados de que o estúdio está fazendo a primeira animação de Gundam dos últimos sete anos.
Não foram reveladas muitas informações sobre a nova série, mas já temos um nome: “Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury”. Além do nome também foi informada a previsão de lançamento para 2022.
As poucas informações declaradas aumentam ainda mais a hipe dos fãs para o novo anime, e também aguçam a criatividade em teorias da conspiração baseadas apenas no título da nova série e os eventos que anime mostrou até então.