A produtora gaúcha Zapata Filmes completou 16 anos de atuação no mês de Outubro. Com isso, seus filmes “A Versão de Anita” e “Uma Vez em Veneza” irão representar o Brasil nos festivais internacionais em: Trieste (Itália), Fort Lauderdale (EUA), Viña del Mar (Chile) e Medellín (Colômbia) no mês de Novembro. Além disso, as produções já passaram pelo MIPCOM, em Cannes, na França.
A produtora Zapata Filmes atualmente possui representações em Los Angeles, EUA; Porto Alegre, Brasil e Medellín, Colômbia. Contudo, a produtora é especializada em produção, coprodução internacional, product service e distribuição. Em seu portfólio a Zapata FIlmes inclui os premiados longas-metragens ficcionais “Another Forever” (2016) e “Simone” (2013) e os documentários “A Versão de Anita” (2023), “Substantivo Feminino” (2018), “Elo Musica” (2018), “Ato de Vida” (2009), “A Dança da Vida” (2007) e “Fidelidad” (2004).
Vale destacar que as produções da Zapata Filmes já participaram de mais de 162 festivais ao redor do mundo. Como também já receberam 17 prêmios em países como Estados Unidos, Colômbia, Brasil, Argentina e Itália. Suas produções tiveram distribuição internacional em plataformas e canais como Netflix, Fox, Amazon e RAI TV.
Uma Vez em Veneza
O filme Uma Vez em Veneza, dirigido por Juan Zapata, é um romance protagonizado pelo ator Peter Ketnath (Vou Nadar Até Você) e pela atriz Bellatrix Serra (Amando a Carolina). A obra integra a competição oficial do 38º Fort Lauderdale International Film Festival, entre os dias 3 e 12 de Novembro. Dessa forma, o evento acontece na Flórida (EUA) e estarão presentes o diretor Juan Zapata e os produtores Douglas Limbach e Edgar Martínez Londoño.
Portanto, o filme Uma Vez em Veneza contra a história do alemão Maximilian (Ketnath) e a brasileira Maria (Bellatrix) que se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália. No entanto, com visões distintas sobre o que é o amor, ambos decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo. Juntos, eles irão vivenciar todas as fases de um relacionamento provisório e improvável.
A Versão de Anita
Após a exibição do filme Uma Vez em Veneza, no dia 04 de Novembro será a vez da produção A Versão de Anita. A trama conta a história de Anita Garibaldi olhando para si mesma e revivendo sua história. Agora sob o seu olhar pessoal e sua voz para reconstituir sua impressionante biografia.
Portanto, a obra é dirigida pelo documentarista e historiador italiano Luca Criscenti e protagonizada pela atriz Flaminia Cuzzoli. Além disso, o filme tem a colaboração da escritora Letícia Wierzchowski, da bisneta Anita Garibaldi Jallet e de Adilcio Cadorin.
Já no dia 16 de Novembro, o documentário coproduzido com a empresa italiana Land Comunizacione e a Rai Documentari terá a pré-estreia no Al Este – Festival de Cine de Europa Central y Oriental. Esse evento ocorre em Medellín, na Colômbia. Dessa forma, a obra faz parte da mostra Especial, que reúne filmes autorais que participaram e obtiveram reconhecimentos nos eventos tradicionais e independentes mais importantes do mundo.
Por fim, A Versão da Anita será exibida na seção Panorama do tradicional Festival de Cinema de Viña del Mar. A sua exibição será entre os dias 20 a 25 de novembro, no Chile. A produção tem se destacado por ter superado um milhão de espectadores na sua versão para TV e pelas suas quatro semanas em cartaz na Itália.