A Feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país, tendo 20 anos de história e 19 edições realizadas, já tendo reunido mais de 3 mil escritores e artistas, e cerca de 6 milhões de visitantes. Neste ano, durante os 10 dias de programação, a FIL contará com cerca de 60 atividades e em torno de 110 horas de programação.

A 20ª Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto será realizada virtualmente entre os dias 20 e 29 de agosto, tendo “Paz”, “Verdade”, “Meio Ambiente”, “Respeito às Diversidades” e “Oportunidade Iguais” como os principais pontos a serem abordados em seus debates.

O evento servirá como base para promover debates, trocas de experiências e conversas relacionadas sobre o tema central “Velhas e Novas Utopias” que, de acordo com Adriana Silva – curadora da Feira e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – surgiu para responder questões que precisamos dar conta de responder.

“A pandemia nos sugere essa revisão, oferecendo uma perspectiva de futuro. Devemos olhar para trás, vendo as velhas utopias que se confirmaram, mas, ao mesmo tempo, com o olhar para frente, focando as novas utopias que precisamos nos colocar”, destaca Adriana.

A transmissão da feira será realizada ao vivo pela plataforma oficial da Fundação (https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/) e pelo Youtube da Instituição (http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao). 

Confira abaixo o cronograma dos principais debates do evento:

Segunda-Feira, dia 23/08 às 13h

Será debatido o tema “Paz”, com a presença de Luís Carlos Valois (Defensor do direito da defesa e dos direitos humanos), Carlos Domingos (que já esteve em condição de ter sua liberdade privada) e Ciro Monteiro (que atua há mais de 15 anos em projetos literários em penitenciárias da região metropolitana de Ribeirão Preto), os quais explicarão sobre como a literatura age como ferramenta potente no processo de reabilitação do sistema prisional.

Ciro Monteiro, Carlos Domingos e Luís Carlos Valois / Foto: Divulgação

Terça-Feira, dia 24/08 às 13h

A artista plástica, escritora e professora de filosofia, Marcia Tiburi lidera o debate sobre “Verdade”, abordando reflexões sobre o que é verdadeiro ou não em um tempo onde as mídias sociais e a polarização de discursos estão tomando conta do cenário mundial.

Marcia Tiburi / Foto: Divulgação

Quarta-Feira, dia 25/08 às 13h

O evento receberá Ailton Krenak, um dos maiores líderes e ativistas do Brasil, para abordar o tema “Meio Ambiente”, e, junto dele, estará o rapper Owerá (Kunumi Mc), mundialmente conhecido após ter levantado uma faixa inscrita com “Demarcação Já!”, durante a abertura da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Ambos irão falar sobre a importância da conscientização da preservação do Meio Ambiente, por meio de literatura e música.

Ailton Krenak e Owera (Kunumi MC) / Foto: Divulgação

Quinta-Feira, dia 26/08 às 13h

Apresentando o tema “Respeito à Diversidade”, serão explorados sob diferentes óticas, as questões de acolhimento e respeito aos diversos gêneros, pela visão de três mulheres: Marcela Tiboni (autora de “Mama: um relato de maternidade homoafetiva” e “Maternidades no Plural”), Candy Mel (cantora e membro da extinta Banda Uó, apresentadora, e considerada a primeira mulher trans a protagonizar uma campanha de cosméticos) e Rafa Mon, artista visual e ativista do movimento LGBTQIAP+.

Marcela Tiboni, Candy Mel e Rafa Mon / Foto: Divulgação

Sexta-Feira, dia 27/08 às 13h

No último dia do evento, será discutido o tema “Oportunidades Iguais”, por Helder Holiveira, professor, supervisor cultural e pedagógico na Fundação CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), e criador do Afeto na Lata, projeto que recicla latas de spray usadas nos murais criados por ele. O convidado possui mais de 20 anos de experiência na área social, de gestão de políticas públicas e educação formal, tendo seu trabalho artístico sido colocado à mostra em exposições individuais e coletivas no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Suíça e Argentina, entre outros países. 

Helder Holiveira / Foto: Divulgação

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida e, atualmente, de nível internacional, a entidade ganhou muita experiência ao longo de 21 anos, e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Para mais informações, acesse as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura!

Instagram: (@fundacaolivrorp)

Facebook: (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)

Linkedin: (fundacaolivrorp)

Twitter: (@FundacaoLivroRP)

Youtube: (FeiraDoLivroRibeirao)