O lançamento do Nintendo Switch já tinha tudo para ser um verdadeiro sucesso. Afinal tratava-se de um console Nintendo, com toda sua história elevada a um pequeno item portátil.
Apesar de o sucesso ser iminente e incontestável, desde sua primeira aparição, a grande questão que foi disseminada na época de seu lançamento foi sobre a bolha em que este console ficaria reclusa. Será que não só os Nintendistas utilizariam o Switch? O sucesso se deveria exclusivamente aos usuários habituais da gigante dos games? Ao contrário do que muita gente pensava, a apresentação de um console híbrido no mercado foi muito bem aceita, ainda mais em questão de desempenho e qualidade física, tanto pelo público alvo já esperado quanto pelos demais gamers espalhados pelo mundo. O novo Nintendo Switch deixa para trás alguns equívocos em outros lançamentos da gigante em games.
O console híbrido conta com uma biblioteca grande o suficiente para não deixar nenhum jogador na mão, trazendo desde sua grande versatilidade de jogos antigos até os mais novos e independentes títulos, fizeram jus às 68,3mi de unidades vendidas.
Um dos principais fatores que talvez ajudaram sua ascensão foram algumas valiosas atualizações e retrabalhos do hardware original de 2017. O switch básico ganhou um aumento de bateria muito necessário com seu novo modelo, enquanto o Switch Lite tornou a biblioteca de jogos mais acessível graças ao seu preço mais baixo, afinal para um jovem médio é muito mais fácil investir em um console híbrido do que comprar um ps5, ou montar uma máquina de games em pleno 2021 morando no Brasil.
Como ressaltado acima, mesmo com valores altos, com certeza não deixa de ser um grande problema a ser resolvido pela Nintendo, já que consoles como ps5, Xbox Series X foram colocados lançados e adquiridos por toda sua base de fãs e amantes de boas qualidades gráficas. Passando por cima de todas estas “pedras digitais”, sucessos como Animal Crossing: New Horizons, remasterizações de jogos clássicos como o Super Mario 3D All-Stars, além de um número crescente de jogos independentes, parece que a Nintendo não teve problemas muito relevantes, levando em consideração o trabalho que a Sony e a Microsoft ainda fazem em relação a transição de uma geração de console para seguinte.
O design
Como a maioria dos consoles modernos, o Nintendo Switch tem um design bastante comum: um retângulo misturado com curvas suaves, renderizadas em plástico fosco. Geralmente os consoles Nintendo têm uma dinâmica conhecida no que se refere a simplicidade e aderência. As cores mudam, enquanto a simplicidade age a bom serviço de quem joga.
Em seu dock, um retângulo bastante fosco de plástico preto é mais interessante do que a própria aparência indica. Há um espaço para o switch deslizar para dentro, que contém um conector USB Type-C oculto, além de uma porta para o adaptador AC conectar. A lateral e a parte traseira do dock contêm um total de três portas USB para conectar acessórios e uma saída HDMI para conectar ao seu monitos ou TV, coberta por uma aba moldada que visa manter seus cabos organizados.
A inteligência do Switch como um objeto mecânico é um fato a ser ressaltado. Pois é possível observar que os Joy-Cons presos aos trilhos laterais faz com que o console se comporte como um computador de mão, ou seja, caso o jogador prefira, há como deslizar o Joy-Cons para fora e usá-los separadamente no modo de mesa. Desta forma é possível apoiá-lo em seu suporte embutido, já no modo TV há um local onde o console se conecta ao dock incluído para jogar em uma tela separada.
A porta de carregamento USB Type-C, consome energia da bateria de 4.310mAh do console, conta com carregamento ágil, estando cheio em pouco tempo, além de haver entrada para o cartão microSD, que permite expandir o armazenamento de jogos para download.
Portanto, o Nintendo Switch conta com design simples mas com a força de um console chique. Para os jogadores que procuram uma forma de jogar com qualidade e dinamismo, é uma excelente pedida, sendo que até para aqueles que buscam algo mais robusto mas tem no momento o valor de um computador ou console que fosse comprado em uma outra situação nacional, este também será um bom negócio.
Levando em consideração também que a duração de bateria tem autonomia de até 7 horas de duração e 9 horas quando atualizado, para um jovem gamer que faz grandes viagens ou fica muito tempo longe de casa mas não quer abrir mão de umas horas de diversão é igualmente uma boa pedida.
A Nintendo é uma marca muito importante para todo o universo Gamer há gerações, adquirir um console híbrido hoje pode ter uma consequência interessante de aumento de valor no futuro. Assim como diversos consoles da mesma marca que hoje são tesouros dos amantes de historiadores, fissurados em produtos de sua marca de estimação.
Atualizado em 17 de agosto às 10h50min.
Adorei, fiquei com vontade de comprar pra mim