Começou na última quinta-feira, dia 15/09, uma experiência para além do imaginário: “Van Gogh Live 8K”, que entrega boa parte da obra do artista, com uma ligação do ele produziu e uma parte da história do pintor holandês. Assim, o público terá a oportunidade de vivenciar uma exposição em resolução 8K.

Após grande sucesso na exposição anterior (em 2022), as obras do artista Van Gogh retornam à São Paulo para uma nova experiência no Shopping Lar Center, localizado na Zona Norte. Os paulistanos terão a oportunidade de explorar essa nova experiência em um espaço de 2800m². 

O shopping também está passando por uma revitalização e se posicionando como um polo de arte, design e arquitetura na cidade.

Após uma temporada de enorme sucesso com “Beyond Van Gogh”, a nova exposição, “Van Gogh Live 8K”, chega a São Paulo, após ter a estreia no Rio de Janeiro e passado por Goiânia, Fortaleza e Recife.

Imagem: GeekPop News / Entrada para a exposição "Van Gogh Live 8K"
Imagem: GeekPop News / Entrada para a exposição “Van Gogh Live 8K”

Detalhes técnico da exposição: O que diferencia a nova exposição é exatamente a qualidade das projeções exclusivas em resolução 8K

Primeiramente, a experiência tem a realização da Blast Entertainment, uma empresa do Grupo DCSET. A exposição oferece qualidade que permite ao público observar o traço característico e as cores do pintor holandês de forma imersiva dentro das obras. Assim, passamos a fazer parte do trabalho que o pintor desenvolveu no século XIX, que não teve o reconhecimento na época de criação, como reverbera nos dias atuais.

A exposição também inclui textos ilustrativos retirados das cartas originais do pintor, que têm narração de Fernanda Montenegro, que representa a voz de Joanna Van Gogh. Além disso, a experiência conta com uma trilha sonora especialmente criada para a exposição, com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O’Halloran, Pink Floyd e Três na Bossa, entre outros. 

Confira a playlist clicando aqui.

Imagem: GeekPop News / Entrada para a exposição "Van Gogh Live 8K"
Imagem: GeekPop News / “Van Gogh Live 8K”

Sensações e reflexões que a exposição nos proporciona

Antes de tudo, para quem é muito fã do pintor holandês, é impossível não se emocionar com cada detalhe. Nos sentimos parte da obra do artista, que transpassa o seu tempo e atinge níveis inimagináveis de conexão. 

As projeções dão a exata impressão de que a vivência ali tem maior realidade em vários sentidos. A primeira parte da imersão tem cheiros de flores, o que se torna algo muito convidativo para a construção do cenário, sendo muito bem pensado para tornar a experiência ainda mais real. A sala dos 10 mil girassóis também convida para sentido do olfato, que nos traz uma sensação de aconchego e pertencimento. 

É impossível não pensar sobre a história do pintor e o fato de ele só ter tido o devido conhecimento após a sua morte e que vendeu apenas um quadro durante toda a sua vida. 

Van Gogh Live 8K explora os sentidos visuais, auditivos e de olfato, tornando uma experiência sensorial, o que emociona ainda mais. 

Imagem: GeekPop News / "Van Gogh Live 8K"
Imagem: GeekPop News / “Van Gogh Live 8K”

Horácio Brandão, porta voz do evento no dia em que aconteceu a coletiva de imprensa (13/09), comentou sobre a história e processo da exposição, falou sobre o fato de ter começado em setembro, mês que se fala sobre a saúde mental: 

“É uma feliz coincidência, não só por esse aspecto (sobre o setembro amarelo). Acho que todas essas pautas elas estão subindo mais à superfície, a gente está tendo mais a possibilidade de falar sobre elas. Porque saúde mental é uma coisa absolutamente necessária e a gente não vive, não trabalha, não se relaciona se você não está bem, saudável mentalmente. E também é primavera e o Van Gogh traz o girassol como o elemento central de sua obra, que é um girassol amarelo. Essa exposição, por exemplo, atende aos autistas de uma maneira diferente, aos bipolares também. A arte te dá essa possibilidade de abstração e de você acessar partes da sua cabeça, do seu cérebro que você não acessa a qualquer momento. Então, talvez seja isso. É tão democrático que, talvez, qualquer pessoa pode se emocionar. Inclusive quem tem questões de saúde mental.”

Imagem: GeekPop News / "Van Gogh Live 8K"
Imagem: GeekPop News / “Van Gogh Live 8K”

O que você vai encontrar em Van Gogh Live 8k

O primeiro ambiente é um café, que está na entrada da exposição. Assim que entramos na parte que abriga a imersão de fato, além do perfume das flores, a primeira sala abriga a reprodução artística da obra “Amendoeiras em Flor”. O quadro ganha vida e contato e nos transporta para dentro da pintura de 1890.

“Eu comecei imediatamente a fazer um quadro para eles, uma tela para pendurar no quarto deles: alguns galhos grande floridos de amendoeira branca num fundo de céu azul”

Carta à mãe, 15 de fevereiro de 1890.

A cada passo, uma ideia de conexão maior a arte

A história e a obra do artista Vincent Van Gogh se mostram atemporais. Somos tomados pela beleza de alguns detalhes da narrativa do pintor, em uma sala com trechos que contém informações importantes, com alguns quadros que representam muito do que está sendo transmitido em palavras. Há também uma linha do tempo paralela que conta brevemente a vida de Van Gogh e outros marcos históricos importantes do mundo no mesmo momento. 

Há em sequência, uma reprodução de imagens em 3D que se moldam e constróem o rosto do artista, dando aquele impressão que o olhar dele “segue” o espectador pela sala. 

E então, no campo dos girassóis sente-se uma leveza imensurável. Quando imergimos na sala, sentimos o cheiro das flores, a leveza das cores e  um acalanto inexplicável. Van Gogh pintou uma série de quadros com a temática da flor, que se tornou até uma das referências do trabalho do artista, ao lado do quadro “Noite Estrelada”. 


Mas quando é que eu farei o Céu Estrelado, esse quadro que tanto me preocupa”

Carta a Émile Bernard, junho de 1888.
Imagem: GeekPop News / "Van Gogh Live 8K"
Imagem: GeekPop News / “Van Gogh Live 8K”

As duas salas seguintes são trabalhadas nas projeções, sendo que a última vem de uma imensidão extraordinária, onde passam diversas obras do pintor nas paredes de um salão enorme, nos trazendo para o cenário, mais uma vez, de pertencimento às pinturas. Dessa forma, naquele ambiente, ficamos por muito tempo impressionados com a grandeza que estamos inseridos. Tudo isso em 8K. As músicas deixam o clima ainda mais aconchegante, com uma intensidade que chega a arrepiar.

Além disso, ao final da imersão, tem  uma loja com produtos personalizados.

Imagem: GeekPop News / "Van Gogh Live 8K"
Imagem: GeekPop News / “Van Gogh Live 8K”

A fama póstuma de Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh, pintor holandês, nascido em 30 de março de 1853 e falecido em julho de 1890, considerado um dos grandes nomes da história da pintura e da arte em geral. A vida do artista tem como marca muitas dificuldades, tendo apenas um quadro vendido enquanto vivo. Impossível não tentar imaginar a forma que ele veria todo o amor que o mundo tem atualmente pela obra que produziu.

Apesar disso, sua produção artística monumental, composta por cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos, aconteceu em um breve intervalo de apenas 10 anos. Além de tudo, destaca-se a batalha do pintor contra a doença mental, possivelmente um transtorno bipolar.

Marco na História da arte

Apesar de uma carreira e vida curtas (ele faleceu aos 37 anos e muito se fala ainda sobre o episódio, rodeado por teorias), cheias de desafios e desilusões, Vincent Van Gogh conseguiu criar uma obra tão espetacular que, mesmo com o passar de tanto tempo, sua relevância e grandeza o tornaram um verdadeiro tesouro na história das artes plásticas.

Imagem: Autorretrato Vincent Van Gogh
Imagem: Autorretrato Vincent Van Gogh

Após sua morte, em 17 de março de 1901, uma retrospectiva de sua obra foi realizada em Paris, impulsionando sua fama. O evento foi organizado por sua cunhada, Joanna Van Gogh, viúva de seu irmão Theo, que herdou as telas do artista. 

Atualmente, diversas de suas criações estão entre as mais valiosas e admiradas do mundo, como “Quarto em Arles” (1888), “Noite Estrelada” (1889), “Lírios” (1889), “Os Girassóis” (1889), “Autorretrato” (1889), “Terraço do Café na Praça do Fórum” (1888) e “Campo de Trigo com Corvos” (1890), entre outras.

Sendo assim, a exposição acontece até o dia 30 de novembro. Para saber mais detalhes sobre acesse: www.vangoghlive.com.br 

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.