Nesta sexta-feira (7), foi anunciado o falecimento de Sidney Poitier, aos 94 anos. A confirmação veio por meio de Fred Mitchell, ministro das Relações Exteriores das Bahamas e amigo da família do ator, que não divulgou a causa da morte.

Dono de uma carreira memorável, Poitier foi o primeiro vencedor negro do Oscar de Melhor Ator pelo filme Uma Voz nas Sombras, em 1964. Atualmente, ele era o vencedor mais velho da categoria.

Sidney Poitier

Vida e carreira

Sidney Poitier nasceu no dia 20 de fevereiro de 1927, em um barco a caminho de Miami. Contudo, sua família tem origem nas Bahamas, onde morou até seus 15 anos, quando decidiu retornar aos Estados Unidos. Lá, Sidney não tinha onde morar, e trabalhou como lavador de pratos até se alistar para o exército durante a Segunda Guerra Mundial. Assim que retornou, o jovem se esforçou para ingressar no grupo The American Negro Theatre.

Em 1950, o jovem ator conseguiu seu primeiro papel em O Ódio é Cego, e sua boa performance chamou a atenção da imprensa e da indústria. Com apenas oito anos de carreira, Sidney Poitier foi o primeiro homem negro indicado ao Oscar de melhor ator, em 1958, pelo longa Acorrentados. No entanto, sua histórica vitória na categoria veio seis anos depois, em 1964, pelo filme Uma Voz nas Sombras, drama de Ralph Nelson.

Poitier estrelou diversos filmes grandiosos para a época, que abordavam as relações inter-raciais no país após um longo período de segregação. Alguns deles são: Adivinhe Quem Vem para Jantar, No Calor da Noite e Ao Mestre com Carinho 1 e 2 – cujo diretor Peter Bogdanovich infelizmente faleceu no dia de ontem (6).

Além disso, Sidney foi um grande exemplo para atores que seguiram seus passos com admiração. Quando Denzel Washington se tornou o segundo homem negro a receber a estatueta da premiação em 2001, em seu discurso o ator homenageou o ídolo, que recebeu um Oscar honorário pela sua carreira na mesma noite.

“Sempre estarei atrás de você, Sidney. Sempre estarei seguindo seus passos. Não há nada que eu prefira fazer, senhor”

Assim, Sidney Poitier deixa seis filhos, oito netos, três bisnetos, um legado grandioso e milhares de admiradores.