Depois de passar por Cannes, filme dirigido por Cíntia Domit Bittar estreia no Brasil e provoca o público com ironia e desconforto

Na última sexta-feira (10), o Geekpop News esteve na estreia de “Virtuosas” no Festival do Rio. Assim, a primeira exibição do longa de participou da Première Brasil, na competição de ficção. Com a presença do elenco e da equipe, a sessão do filme ocorreu no Estação NET Gávea, no Rio de Janeiro.

A 27ª edição do Festival do Rio dá continuidade à seleção Première Brasil. Dessa forma, a mostra exibe 124 títulos, contando com longas, médias e curta-metragens. Portanto, ela serve como a maior e mais importante vitrine para o cinema brasileiro.

O filme conta a história de um grupo de cinco mulheres cristãs que buscam a evolução espiritual, e aspiram se tornar “mulheres virtuosas”. Em um retiro de luxo, as personagens, que são lideradas por Virgínia Heinzel (Bruna Linzmeyer), são conduzidas ao descontrole emocional quando a lenda de uma bruxa local começa a ficar cada vez mais relevante na narrativa.

Recepção de “Virtuosas” no Festival do Rio

Com “Virtuosas”, a diretora e roteirista do filme, Cíntia Domit Bittar, retorna ao festival em que ganhou o prêmio de Melhor Curta em 2011. Assim, o longa marca sua estreia na ficção, e se propõe a incluir o Brasil nas discussões de cinema de gênero.

Além disso, o longa passou pelo Festival de Cannes, vencendo o prêmio “Goes to Cannes” no “Marché du Film” (Mercado do Filme). Dessa forma, a mostra exibe projetos em pós-produção com potencial internacional.

Panfleto promocional de “Virtuosas” | Crédito: Eduarda Goulart

Cíntia Domit Bittar contou ao Geekpop News como ela acha que a recepção vai ser diferente no Brasil:

“Em Cannes, a gente exibiu o filme dentro do mercado da indústria. A gente exibiu três cenas e o público reagiu loucamente […] o público [brasileiro] vai ter uma reação diferente, porque vai ver o filme todo, né? E como o tom muda um pouco ao longo do filme, eu acredito que o público vai começar lá no alto, se divertindo horrores, e vai terminar um pouco constrangido. Foi isso que eu quis fazer, vamos ver se vai dar certo.”

Mais sobre o filme

Com um roteiro inteligente e direção precisa, a proposta do filme é usar a perspectiva feminina para comentar sobre a repressão religiosa e a omissão de liberdade.

Dentre as cenas que se destacam no longa, a diretora destaca a cena inicial como um marco importante para a narrativa:

[…] porque é quando acontece o sorteio para levar as três mulheres virtuosas para o retiro VIP. A gente encheu o auditório com mais de 100 mulheres, todas vestidas nesse conceito que a gente elaborou a partir de muita pesquisa. E aí, [a gente] se vê diante dessa sala preenchida, dessa plateia, e pensa ‘Nossa, acho que era isso mesmo’.”

Por fim, ”Virtuosas” está em cartaz no Festival do Rio 2025. O filme esteve em cartaz no dia 11/10, no Cine Odeon – CCLSR, e ainda tem exibição no dia 12/10, no Cinesystem Belas Artes.

Imagem da capa: Eduarda Goulart

══════════════════════════════════════════════

📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.