Ao assistirmos animes nos deparamos com diversos termos como shoujo, shonen, mecha, seinen e muitos outros. Embora essas palavras sejam recorrentes, nem todos fãs das animações japonesas sabem do que se trata. A fim de resolver esse entrave, trouxemos sua definição e sugestões caso se interessem:

Antes de mais nada, esses termos referem-se ao público alvo e, dessa forma, são as classificações dos gêneros dos animes. Vale ressaltar que embora tenha uma audiência em mente (meninas ou meninos, LGBTQIAPN+) nada impede que outro grupo assista e aproveite, desde que respeite a faixa etária sugerida.

Shoujo

Reunindo histórias que possuem magia, vida escolar e romance, os animes shoujo (significa literalmente garota) têm como público alvo meninas de 7 até 17 anos (há controvérsias em relação a idade exata). Quem nunca ouviu falar dos clássicos Sakura Card Captor ou Sailor Moon? Esses são ótimos exemplos para esse gênero, mas aí vai mais algumas sugestões: Kimi ni Todoke, Ao Haru Hide e, trazendo uma vibe diferente, Madoka Magica.

Madoka é uma garota comum que um dia teve um sonho estranho… Ela viu uma garota lutando sozinha contra algo imenso, algo que claramente ela não poderia derrotar por si só. Para sua surpresa essa mesma garota é a nova aluna de sua classe, a misteriosa Homura Akemi. No mesmo dia, passeando com sua amiga, encontram Akemi perseguindo uma pequena e fofa criatura chamada Kyubey.

Elas salvam a coisinha das mãos de Homura e então ficam sabendo que existem criaturas malignas no mundo chamadas Bruxas e para combatê-las existem as Garotas Mágicas. Inspiradas por uma Garota Mágica que acabam conhecendo (sendo salvas por ela) elas veem o lado heroico da coisa toda e Kyubey diz que elas também podem se transformar em Garotas Mágicas, basta fazer um pedido, mas ser uma Garota Mágica também têm o lado ruim…

Josei

A fim de acompanhar as meninas que vão crescendo, surgiu os animes Josei (mulher) com público alvo de 18 até 45 anos. Os animes desse gênero trata de assuntos que as mulheres encaram em seu cotidiano seja trabalho, romance ou até mesmo maternidade.

Além disso, por se tratarem de animações mais “sérias”, muitas vezes terá enredos mais complexos trazendo críticas sociais e liberdade de expressão femininas. Atualmente, um Josei que está fazendo muito sucesso é o anime Wotakoi o qual a música da opening virou até trend no TikTok.

Apesar de Narumi Momose esconder seu gosto por histórias yaoi, seu namorado descobre tal hobby e termina o relacionamento. Para renovar sua vida, ela decide mudar de trabalho e lá acaba encontrando seu amigo de infância, Hirotaka Nifuji, um viciado em video games, que por pouco não revela o segredo de sua amiga. Então, ela decide sugerir um plano para que ele nunca mais fale sobre o assunto, mas não contava com uma contraproposta: por que não começarem a namorar? Obcecados por seus interesses pessoais, será difícil para eles manterem um relacionamento.

Shonen

Se o shoujo tem como público alvo as garotas, o shonen (garoto), em contrapartida, tem os meninos de 7 até os 17 anos. Os animes desse estilo possuem como protagonista um personagem masculino o qual precisa superar as adversidades que vão surgindo, e assim. colaborando para o seu crescimento pessoal.

O enredo desse tipo de anime normalmente possuem muitas lutas, aventuras e pode ou não ter fantasia. São exemplos clássicos de shonen: Dragon Ball, Naruto, Hunter x Hunter e One Piece. Como sugestão, deixamos o anime Jujutsu Kaisen:

Em Jujutsu Kaisen, a vida de um adolescente é virada de cabeça para baixo após entrar em contato com um talismã amaldiçoado. No conceituado anime, o adolescente Yuuji Itadori participa de um clube de ocultismo e acaba se envolvendo com um item perigoso, um dedo amaldiçoado. Para proteger seus colegas de um ataque das Maldições, ele engole o dedo e se torna anfitirão da Maldição. Ao invés de sofrer uma sentença de morte imediata, seu professor consegue levá-lo ao Colégio Técnico Metropolitano de Tóquio e elaborar um plano para que ele consuma todos os dedos para se tornar uma Maldição e, enfim, acabar com ela.

Seinen

Como público alvo homens adultos, o gênero seinen tem um enredo mais complexo e sério. Dessa forma, temas como política, guerra e romances maduros são comuns na trama. Além disso, a linguagem usada e as lutas explícitas fazem com que esse tipo de anime seja inapropriado para os menores de idade. São bons exemplos desse tipo: Bersek, Vagabond e Akira.

Caso gostem do gênero, a sugestão é Ninja Kamui. Confira o trailer e sinopse:

Ninja Kamui conta a história de Joe Higan, um ninja desertor que fugiu de seu clã e está se escondendo do seu passado violento na América rural. Entretanto, certa noite, Joe é emboscado por um grupo de assassinos da sua antiga organização a qual exige uma retribuição sangrenta ao ex-ninja e sua família por trair seu antigo código.

Como resultado, Joe ressuscitando de sua “morte” ressurge como Ninja Kamui para vingar sua família e amigos. Kamui é um ninja do século 21, um anacronismo sombrio que coloca suas antigas habilidades contra armas de alta tecnologia com sutileza brutal. Nesse sentido, ele deverá enfrentar assassinos treinados, combater ciborgues e ninjas rivais para derrubar o próprio clã que o criou.

Mecha

Muito popular nos anos 90 devido ao anime Neon Genesis Evangelion, mecha é um subgênero dentro dos animes. O termo vem de mechanism (mecanismo), pois a animação conta com robôs gigantes. Outras animações dentro desse estilo são: Tengen Toppa Gurren Lagann e Code Geass. Uma boa recomendação caso goste desse subgênero é Star Driver: Kagayaki no Takuto, confira:

Nas profundezas da superfície de Southern Cross Isle, uma organização misteriosa conhecida como Brigada Brilhante Crux se reúne frequentemente em sua fortaleza subterrânea. O grupo está particularmente interessado em “Cybodies”, gigantes de pedra que podem se transformar em gigantescos humanóides combatentes, mas apenas em um reino conhecido como “Tempo Zero”. Ao encontrar e destruir os selos das quatro donzelas da ilha, o Glittering Crux espera se libertar do Tempo Zero e usar os Cybodies onde quiserem.

Uma noite, um jovem chamado Takuto Tsunashi aparece na costa da ilha e é resgatado por Sugata Shindou e sua noiva Wako Agemaki, uma das donzelas da ilha. Depois que ele acorda, Takuto rapidamente faz amizade com os dois e passa a se matricular na academia local, onde muitos de seus colegas são secretamente membros do Glittering Crux. No entanto, Takuto mantém um segredo: quando em Zero Time, ele pode utilizar um Cybody – o Tauburn. Na próxima batalha, Takuto e Tauburn serão a chave para impedir que o Glittering Crux destrua o selo de Wako e realize suas ambições nefastas.

Isekai

Em uma tradução literal, isekai significa outro mundo. Nesse subgênero, o personagem acaba indo para uma nova realidade fantástica, seja ela um mundo mágico ou até mesmo um jogo que brinca com a vida das pessoas. Atualmente, muitos isekais estão sendo produzidos, como é o caso de Isekai Shikkaku e Isekai Onsen (ambos comédia).

Contudo, caso goste de algo mais gore, há o anime Tenkuu Shinpan, disponível na Netflix. Confira trailer e sinopse:

Alerta de gatilho: o anime tem indicação +18 anos devido a cenas sensíveis sobre violência e auto extermínio

A colegial Yuri repentinamente se vê no último andar de um arranha-céu. Não sabendo o que está acontecendo ou onde ela está, ela vê uma figura mascarada e armada pronta para atacar. Ela evita o pior graças ao seu instinto de sobrevivência, mas logo descobre um estranho mundo urbano. A única maneira de contornar e evitar essas pessoas é usar as pontes que ligam os telhados dos edifícios de uma cidade que não se parece com Tóquio. Quem são esses homens mascarados que parecem se ressentir de suas vidas? Onde está seu irmão? Como sair deste mundo horrível!?

Hentai e Ecchi

O termo hentai, ao pé da letra, significa pervertido e é utilizado para designar animes de cunho pornográfico. Sendo assim, não aprofundaremos tanto nesse gênero. Por outro lado, temos o subgênero ecchi que significa “sexy” ou “indecente”.

Esse tipo de anime ficou famoso por ter muitos enquadramentos de roupa íntima feminina. Além disso, é comum as meninas terem uma anatomia exagerada nos seios ou glúteos. O ecchi busca esse recurso como forma de fan service e até mesmo alívio cômico, pois os personagens acabam em situações embaraçosas. São ecchis os animes: Prison School, High School of The Dead, Dragonar Academy e Zero no Tsukaima (trailer e sinopse abaixo).

Louise é uma garota nobre, linda e aluna da grande Academia de Magia, mas possui um grande problema: ela não tem talento algum para magia. Saito era um colegial comum, mas foi invocado para esse mundo alternativo repentinamente, e acabou se tornando o familiar de Louise. Uma história de aventuras e fantasias começa a partir do encontro desses dois!

Yaoi e Yuri

Criados tendo o público LGBTQIAPN+ em vista, os animes yaoi e yuri retratam relacionamentos entre o mesmo gênero. Enquanto o yaoi retrata relações entre homens, o yuri mostra entre mulheres. São yaois: Junjou Romantica, Doukyuusei, Given, Sekaiichi Hatsukoi e Cherry Magic! (trailer e sinopse abaixo).

Se você chegar aos 30 anos ainda virgem, você vira um mago.” Parece que a lenda urbana finalmente foi comprovada! O poder mágico que Adachi obteve ao chegar virgem aos 30 anos… é a modesta habilidade de ler a mente de qualquer um que ele toca. Ainda incerto de seu poder, ele acaba lendo sem querer a mente de seu colega Kurosawa, o mais eficiente e bonito funcionário da firma – e a mente de Kurosawa se derrete de amores por Adachi! Contudo, sem saber que seu afeto foi descoberto, Kurosawa continua tentando conquistar Adachi. Será que os sentimentos sinceros deste belo homem vão dar frutos?!

Já como yuri temos: Citrus, Yagate Kimi ni Naru, Adachi to Shimamura e Sakura Trick (trailer e sinopse a seguir).

A história se passa ao redor de Haruka e Yuu, duas garotas que frequentam um colégio que será fechado em três anos. Para dividir algo especial entre si, elas dividem um beijo, e sua relação se aprofunda daí em diante.

Em suma, os termos shoujo, shonen, mecha, entre outros são gêneros ou subgêneros de animes que tem um determinado público alvo. Contudo, pouco importa se o anime foi criado voltado para o público masculino, feminino ou LGBTQIAPN+, mas sim se o anime lhe agrada. Basta escolher o que mais gostar e imergir nesse mundo desde que respeite a classificação indicada.