Ao ouvir o termo “VOCALOID” automaticamente lembramos da Hatsune Miku. Essa associação não está errada, muito pelo contrário, Miku é a VOCALOID mais famosa do mundo! Mas você sabe o que significa esta palavra? E mais, sabia que a cantora de cabelo turquesa não é a única?

Em uma resposta simples, o VOCALOID é um software de sintetização de voz. O nome do programa vem da junção das palavras “vocal” e “android e é desenvolvido pela Yamaha Corporation. O lançamento mundial da tecnologia ocorreu em 2003 na Musikmesse, uma das maiores feiras de música na época, que ocorria na Alemanha na qual muitas empresas compraram o sintetizador.

Embora o software seja sim uma mercadoria, ele não é o produto final. Antes de chegar ao consumidor, a tecnologia precisa passar por outras empresas. Desta forma, as companhias que o obtiveram poderão criar seu próprio VOCALOID. Somente após esse processo é que está disponível para vendas.

Como citado anteriormente, a associação entre o programa e a famosa Miku não está errada. Contudo, é um equívoco pensar que ela foi a primeira. A cantora digital surgiu somente em 2007, enquanto os primeiros VOCALOIDs surgiram em 2004 pela empresa britânica Zero-G.

As primeiras vozes da Zero-G foram Leon e Lola, uma voz masculina e uma feminina, respectivamente. Ambos cantavam em inglês, assim como Miriam que surgiu logo a seguir. Agora, os primeiros cantores digitais a cantarem em japonês foram Meiko e Kaito. A empresa japonesa Crypton Future Media foi a responsável pela produção. Além disso, a empresa foi pioneira ao trazer personagens ilustrados na embalagem.

  • Os primeiros VOCALOIDs  Leon e Lola
  • Primeiros VOCALOIDs a cantarem em japonês Meiko e Kaito

Os VOCALOIDs mais influentes

Atualmente, o número de VOCALOIDs que já foram desenvolvidos está por volta de cem. Contudo, houve aqueles que se sobressaíram neste meio. São eles:

Meiko

Conforme citado anteriormente, Meiko é uma das primeiras VOCALOIDs a cantar em japonês. Quem proveu a voz da artista virtual foi Meiko Haigou, cantora nipônica. Devido ao sucesso que a cantora digital teve, Meiko influenciou os demais produtos que viriam a seguir, incluindo a própria Hatsune Miku. Embora seja uma das mais antigas, Meiko não ficou para trás e teve atualizações. Atualmente, ela se encontra na V3 (versão 3).

Confira uma das performances da cantora digital:

Kaito

Kaito é um VOCALOID masculino e surgiu como complemento para Meiko. Embora tenha sido desenvolvido na mesma época que ela, sua estreia ocorreu somente um ano depois. A sua voz foi provida por Fuuga Naoto e, ao contrário de sua parceira, o cantor virtual foi considerado um fracasso na época, pois as vendas foram baixas.

Com o tempo, suas atualizações passaram a agradar o público se tornando, assim, um sucesso. Assim como Meiko, Kaito se encontra na V3. Veja um clipe dos dois performando juntos:

Kagamine Rin e Len

Também da empresa Crypton Future Media, Kagamine Rin e Len vieram a público em 2007. Pela semelhança entre ambos, por terem a mesma base de voz e por raramente se apresentarem sozinhos, muitos fãs os tratam como irmãos. Contudo, a Crypton não confirmou nada.

Na verdade, a ideia da companhia era trazer um oposto, como se fosse em um espelho. De acordo com sua provedora de voz, Shimoda Asami, o nome Rin vem do inglês right, enquanto Len vem de left. Embora haja esse jogo de palavras, eles estão frequentemente na posição contrária, assim como o vídeo a seguir, confira:

Megurine Luka

Assim como seus antecessores, Megurine Luka é da Crypton Future Media. Yu Asakawa, atriz e cantora, foi quem forneceu e gravou para o banco de voz tanto em inglês quanto em japonês. Desta forma, a VOCALOID é bilíngue. O lançamento da artista digital ocorreu em 2009. Sendo assim, ela chegou na segunda atualização do software (V2). Atualmente, Luka está na V4.

Conheça a seguir uma de suas músicas mais famosas:

Hatsune Miku

Hatsune Miku surgiu em 2007 e seu nome significa “O primeiro Som do Futuro” e que futuro! O sucesso da cantora de cabelos turquesa se deu desde seu lançamento. Em somente 12 dias já era o software mais vendido na Amazon Japonesa. De acordo com o site oficial da Crypton Future Media, ela já colaborou com a Toyota USA, Google e com a desenvolvedora de jogos, SEGA. Além disso, conta com mais de 900 mil fãs no Facebook e mais de 100 mil músicas lançadas pelo mundo.

E não para por aí! Miku foi considerada uma das personagens fictícias mais influentes do mundo de acordo com a revista Times em 2014, a mesma inclusive abriu o show da Lady Gaga no mesmo ano. Sem falar no feat que realizou com a cantora Ashnikko em 2020. No Spotify, Miku reúne 1.664.721 ouvintes mensais sendo, assim, um sucesso até hoje!

Confira um de seus shows ao vivo:

Em suma, VOCALOID nada mais é que um software de sintetização de voz que acabaram se tornando famosos graças à identidade visual. Atualmente, a tecnologia se encontra na V6 e o banco de vozes aumenta cada vez mais. Você pode conferir e até mesmo comprar um através do site oficial. Contudo, o preço pode ser um pouco caro.