“Wicked“um grande sucesso nos palcos da Broadway, e em 2024 chega em Hollywodd, com um elenco tão grandioso, quanto sua história. Um personagem que surge inicialmente, nos livros, chega aos filmes, como mera coadjuvante, se torna algo, que está muito além do arco-íris.
Assim, nesta, quinta-feira, o filme “Wicked” Parte I estreia nos cinemas contando a história de Elphaba e Glinda, antes de se tornarem respectivamente a Bruxa Má do Oeste e a Bruxa Boa, como apresentadas em O Mágico de Oz.
Nós do Geek Pop News vamos contar tudo sobre essa história
Wicked: A História Não Contada Das Bruxas De Oz
Antes mesmo de ir para Broadway, Wicked surgiu da ideia de contar um pouco mais sobre as bruxas de Oz, isso graças, ao autor, Gregory Maguire. O autor americano, criou sua própria versão de Bruxa Má do Oeste, no romance de 1995, “Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West”. Em seu livro, Maguire conta a história de Elphaba, antes de virar a Bruxa Má do Oeste, e muito além, da vilã que todos conhecemos.
Dessa forma, durante uma entrevista ao GBH News, em Boston, Maguire contou que começou a ler O Mágico de Oz aos 6 ou 7 anos, mas quando assistiu ao filme diversas vezes mais tarde, notou que talvez a Bruxa não era de todo o mal. “Mas, quando assisti ao filme, talvez umas 5 vezes. Agora com 10 anos, começo a perceber, que o Mágico quem mente para Dorothy.” Comenta.
“A enviando para o perigo, sem expectativa de pagar sua dívida com ela, era tão assustador, ou até mais assustador. A bruxa ela ainda perturba meu sono, mas ela nunca mentiu para Dorothy. Nunca a enganou, ela disse exatamente o que iria fazer e fez o que disse”, finaliza.
Essa foi uma das visões que construiu e acabou levando a criar, o livro, focando mais na vida de Elphaba, até chegar no fatídico encontro com Dorothy. Entretanto, a saga Wicked, possui até o momento quatro livros, “A História Não Contada Das Bruxas De Oz”, “O Filho da Bruxa”, além de “A Lion Among Men”, e “Out Of OZ”.
O Musical: Wicked Sucesso da Broadway
Após, o sucesso do livro de 1995, Wicked, além das prateleiras, ganhou os palcos, assim em 2003 nascia o musical da Broadway. Então, o compositor Stephen Schwartz e a roteirista Winnie Holzman adaptaram a obra para os palcos, que estreou em outubro de 2003, no Gershwin Theatre, em Nova York, com direção de Joe Mantello.
Desde então, conquistando um sucesso global, encantando aos fãs desde os figurinos e cenários exuberantes, também por seus personagens marcantes e músicas inesquecíveis.
A história gira em torno de Elphaba, uma menina de pele cor verde-esmeralda, incompreendida, inteligente e de personalidade forte, que cresceria e se tornaria a famosa Bruxa Má do Oeste. E Galinda, a bela menina loira e popular que cresceria para se tornar Glinda, a Bruxa Boa do Norte.
Pela adaptação para os palcos da Broadway, Wicked foi um marco para a cultura pop, conquistando o público e a crítica especializada, recebendo diversos prêmios, incluindo três Tony Awards e um Grammy pela trilha sonora. Assim, canções como “Defying Gravity” e “For Good” tornaram-se clássicos. Defying Gravity, aparece diversas vezes em programas de talentos e pode ser vista cantada pelo elenco de Glee (2009) e covers pela internet.
Wicked: As interpretes da Broadway e Hollywood
Desde 2003, as personagens Elphaba e Glinda foram interpretadas por diversas atrizes nas versões de Wicked pelo mundo. Entretanto, além da versão atual de Wicked nos cinemas, Hollywood, assim como Broadway, teve outras versões das bruxas ao longo dos anos:
Elphaba
- Idina Menzel: Interpretou Elphaba na produção original da Broadway de “Wicked” em 2003;
Interpretaram Elphaba na Broadway e em várias turnês:
- Shoshana Bean:
- Stephanie J. Block;
- Ana Gasteyer.
Glinda
- Kristin Chenoweth: Interpretou Glinda na produção original da Broadway
Interpretaram Glinda na Broadway e em várias turnês.
- Kendra Kassebaum;
- Savannah Lowery;
- Carrie Hope Fletcher: Fez o papel de Glinda na produção londrina e em turnês.
LEIA TAMBÉM: Wicked: Produção ganhará documentário sobre bastidores, na Globoplay
Enfim, nos cinemas, além de Cynthia Erivo e Ariana Grande, outras atrizes já viveram as bruxas, como Billie Burke (Glinda) e Margareth Hamilton (Elphaba) em O Mágico de Oz (1939), já, mais recentemente, em Oz Mágico e Poderoso, as atrizes Michelle Willians e Mila Kunis deram vida a Glinda e Elphaba respectivamente.
No entanto, aqui no Brasil, as atrizes responsáveis por interpretar as bruxas foram Myra Ruiz, como Elphaba e Fabi Bang como Glinda na produção de “Wicked” em 2016. As atrizes retornam nos papéis dublando as vozes de Cynthia Erivo e Ariana Grande em Wicked Parte I.
Outra surpresa para o público foi ver Indina Menzel e Kristin Chenoweth prestigiando a pré-estreia da produção em Los Angeles, ao lado do elenco da produção reunindo as bruxas de Wicked da Broadway e Hollywood.
Wicked estreia hoje, 21 de novembro nos cinemas brasileiros.