Recentemente, após longos meses de negociações e dores de cabeça para Phil Spencer (chefe da divisão Xbox e CEO da divisão de jogos da Microsoft). Finalmente a Activision e Blizzard fazem parte do domínio da grande Xbox. Um pouco antes dessa grande luta judicial, de uma forma mais discreta e sem tanta apreensão, houve a venda da Bethesda. Famosa por suas IPs como Fallout, Doom, The Elder Scrolls e Dishonored. 

Após todas essas compras surgiram diversas dúvidas e polêmicas a respeito do que seria feito a respeito dessas posses. Exclusividade? Aumento de preço na concorrência? Adição ao game pass? Bem, parece que já temos indícios de quem a Microsoft não será tão benevolente quanto ela foi com Minecraft em relação a concorrência.

Jogos do XBOX Game Pass
Reprodução: Xbox Game Pass

The Elder Scrolls VI, mesmo após 5 anos do seu trailer na falecida E3, ainda não possui uma data de anúncio. Porém, desde a transição da sua desenvolvedora para o lado verde da força, o chefe da Xbox, Phil Spencer, quando fala a respeito do poder em suas mãos, dá respostas imprecisas e evasivas. Apesar disso tudo, um novo vazamento indica que todas as suspeitas estavam corretas.

Vazamento

O repórter Stephen Totilo da rede de comunicação Axios, postou em seu X (antigo Twitter), um documento da Federal Trade Commission (FTC). Esse documento que é bem semelhante às listas de conteúdos presentes em versões deluxe de jogos. O texto cataloga diversos elementos famosos para o público em formato de tabela, bem como informações sobre jogos de sua lista, plataformas futuras e intenções na janela de lançamento. No entanto, um elemento se destaca por sua singularidade: a plataforma Playstation não está apta para o lançamento do jogo.

Caso isso se confirme será algo bastante surpreendente, já que TES é um dos, se não o maior nome da Bethesda. Uma exclusividade assim pode ser muito prejudicial as vendas e alcance do marketing. Ainda mais quando o mercado ainda é dominado pela Sony.

Além da exclusividade o arquivo também indica uma janela de lançamento para o jogo, com estimativas para 2026. Essa informação dá um pouco de esperanças para donos de Playstation. É muito improvável que o jogo lance nos próximos 5 anos, havendo uma chance de incoerência com a afirmação de exclusividade.

Um caso relativamente parecido com esse foi o do Street Fighter 5 em que a Sony financiou parte do projeto da Capcom. Em resposta tornou o jogo exclusivo de Pc e Playstation.

Redator em experiência sob supervisão de João Pedro Andrada

Você conhece nossa campanha de apoio? Para apoiar o GeekPop News, basta escolher um dos planos disponíveis no site do apoia-seVocê pode contribuir com valores a partir de R$ 10 por mês e cancelar a qualquer momento. Quanto mais você contribui, mais benefícios você recebe.