Nesta quarta-feira (30/04), a FX divulgou informações inéditas sobre a nova temporada de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão. De acordo com a Variety, a 2ª temporada da série já está confirmada, porém, até o momento, ainda não possui uma data de estreia.

Detalhes da produção da 2ª temporada de Xógum

O showrunner Justin Marks afirmou que a pré-produção foi iniciada em setembro de 2024. E desde então, os produtores e roteiristas têm analisado diferentes caminhos e possibilidades para a história. Dessa forma, já se confirmou que o roteiro já foi finalizado.

Dessa forma, as gravações estão previstas para começarem no iniciar em janeiro de 2026, em Vancouver, no Canadá. Aliás, o local já é familiar para a série, uma vez que foi neste local em que diversas cenas foram filmadas para a 1ª temporada da série.

Mudanças e atualizações no elenco

Já sobre o elenco, Hiroyuki Sanada e Cosmo Jarvis voltam a série para reprisar os seus papéis como Yoshii Toranaga e John Blackthorne, respectivamente. Caso não se lembre, Yoshii Toranaga é um senhor feudal bastante estrategista, que aspira o cargo de Xógum, isso é, o líder militar supremo japonês. Sua personalidade reflete a política do país e o jogo de poder que essa posição envolve.

Imagem de divulgação da série Xógum.
Imagem: FX

Enquanto isso, John Blackthorne é um navegador inglês que naufraga no Japão. Lá, ele está no centro das intrigas políticas, inclusive a trama de Toranaga. Sua visão e seus modos ocidentais geram vários conflitos com a cultura japonesa, o que incentiva transformações na história à medida que a mesma se desenvolve.

Além de integrar o elenco principal, Sanada e Jarvis também assumirão a posição de produtores desta 2ª temporada. Nesse caso, Sanada será produtor executivo, enquanto Jarvis será co-produtor da série. Vale lembrar que Sanada foi produtor na 1ª temporada e, agora, teve sua função elevada para a próxima.

Trama da 2ª temporada

Segundo a Variety, a narrativa da 2ª temporada se passará 10 anos após os eventos ocorridos na 1ª, e a trama dará continuidade de forma linear.

Assim, a 2ª temporada promete novidades. Visto que, enquanto a 1ª foi totalmente baseada no livro homônimo do escritor britânico James Clavell, a 2ª aceitará o risco e irá além do livro. Contando mais detalhes da guerra civil influenciada pelos personagens.

Vale lembrar que mesmo sendo lançada em 2024, Xógum tornou-se a série mais vista na história da FX, além de ter ganhado diversos prêmios, como Emmys e Golden Globes na edição de 2024. Sendo um sucesso expressivo, a emissora não pretende abaixar o padrão de qualidade da próxima temporada.

Agora, o público espera conferir conflitos mais aprofundados, e as consequências das escolhas dos personagens na temporada anterior, enquanto a disputa pelo poder avança. Para entender as tensões políticas contadas e saber ainda mais sobre as interações entre essas culturas, você pode conferir todos os 10 episódios da 1ª temporada de Xógum no Disney+.

Redatora em experiência sob supervisão de Daniel Peres