O maior festival cultural do Brasil, a Bienal do Livro Rio, que chegou na 20ª edição, teve o encerramento no dia 12/12. A venda dos livros e o alcance do público superou as expectativas, pois esse ano o festival ocorreu em formato híbrido (presencial e online). O resultado de vendas chegou a marca de mais de 2 milhões de livros vendidos durante os 10 dias de feira literária.

Para que se tenha uma ideia, a média foi de 1 milhão de pessoas alcançadas e impactadas com a XX Bienal do Livro Rio, que contou com debates repletos de aprendizados e trocas de experiências e com conteúdos para todas as idades.

Além do evento presencial, também houveram transmissões em tempo real pela plataforma digital, com uma média de 750 mil acessos. Além disso, das 250 mil pessoas que passaram pelo evento, 99% delas compraram ao menos um livro. Pode ser calculada uma média de 8 livros por visitante. O que pode justificar esse fato foi a questão da variedade de obras literárias e bons preços encontrados, sendo essa uma observação destacada por quem esteve presente. 

Bienal do Livro Rio / Foto retirada do site "O Barquinho Cultural"
Bienal do Livro Rio / Foto retirada do site “O Barquinho Cultural”

Marco de Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros e sócio na realização do evento, afirma que a Bienal marcou resultados inesperados: “As vendas da Bienal 2021 foram muito surpreendentes! Nos impressionou o apetite dos visitantes. A sensação geral foi de muita segurança e conforto, com as ruas mais largas, filas bem organizadas, e a limitação de público. A programação cultural foi outro sucesso, com as sessões cheias presencialmente e com boa audiência online”.

Bienal do Livro Rio:

Nesta edição houveram mais de 180 convidados. Alguns nomes conhecidos estiveram presentes nas mesas de debate da Estação Plural. Nomes como  Lázaro Ramos, Conceição Evaristo, Fabio Porchat, Thalita Rebouças, Ailton Krenak, Julia Quinn, Matt Ruff, Casey McQuinston, Míriam Leitão, Itamar Vieira Junior, Junji Ito, Mariana Enriquez, Gabriela Prioli, Muniz Sodré, Priscilla Alcantara, Bráulio Bessa e muitos outros.

“Ser o primeiro evento de grande porte era uma responsabilidade enorme e estamos muito felizes com o resultado. Conseguimos comprovar que é possível fazer um grande evento com segurança e qualidade. Víamos a felicidade em cada olhar e no contato carinhoso com os livros e com os autores. A Bienal é um momento de experiência leitora sem igual e o público estava ávido por isso”, destacou Tatiana Zaccaro, diretora da GL events, responsável pela realização da Bienal do Livro Rio. 

Foto retirada do site da Bienal do Livro Rio
Foto retirada do site da Bienal do Livro Rio

Além disso, o festival também contou com a vacinação contra a Covid-19, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, mais de 300 pessoas que ainda não tinham tomado a 2ª dose se vacinaram ali para conseguir fazer a visitação a Bienal do Livro Rio 2021. O evento exigia a apresentação do comprovante de vacinação em dia.

Ao todo, mais de 85 editoras participaram da XX Bienal do Livro Rio. 

E também, para estimular o hábito da leitura, quase 70 mil estudantes da rede pública e municipal visitaram o festival. Portanto, o evento chegou além do que se esperava.