Young Sheldon é um seriado de humor, produzido conforme aquele famoso modelo das sitcons norte-americanas. A série, um spin-off de The Big Bang Theory, estreou em 2017, dois anos antes de sua “alma mater” chegar ao fim na 12° temporada.

Nela, o público acompanha as histórias da tão citada infância de Sheldon Cooper e sua família durante os 12 anos de Big Bang: A Teoria. Entre brigas com sua irmã gêmea Missy, jantares regados de conversas nada confortáveis e cenas irresistíveis entre Sheldon e sua meemaw, a produção dá o panorama necessário para entender a criação do nada convencional gênio texano. Mas será mesmo que vale a pena assistir Young Sheldon após tantas temporadas de The Big Bang Theory? Descubra na sequência.

Vale a pena assistir Young Sheldon após 12 temporadas de The Big Bang Theory?
The Big Bang Theory estreou em 2007 na CBS – Foto: Reprodução

Este texto não irá conter spoilers das recentes temporadas de Young Sheldon.

Sim, Young Sheldon vale o seu tempo

Spin-offs nunca são certeiros. Eu, particularmente, diria que produções do gênero são oito ou oitenta: ou os fãs amam, ou os fãs odeiam, e, se for o último caso, ainda assim assistem pelo carinho que possuem com a série “original”.

E, falando sobre o tema da vez, Young Sheldon definitivamente encaixa-se na opção “amor à primeira vista”, ou “ao primeiro episódio”, como preferir. Você poderia até pensar que uma série focada em um dos personagens mais implicantes da televisão estadunidense não renderia audiência suficiente, ou então o entretenimento necessário. Eu também pensei assim ao iniciar a sitcom, e felizmente paguei com a língua. Afinal, Young Sheldon vale todo o esforço.

É claro que Sheldon Cooper não é exatamente o protagonista dos sonhos, pelo menos não em The Big Bang Theory – ainda que divida os holofotes com seus colegas de elenco e tenha a brilhante interpretação de Jim Parsons. Mas, por sua vez, em Young Sheldon, o personagem é tão cativante quanto pode ser irritante devido à tão característica falta de sociabilidade que carrega consigo. Grande parte disso, é claro, deve-se à Iain Armitage.

O ator mirim tinha apenas nove anos quando a série foi ao ar pela primeira vez. Não se deixe, entretanto, enganar pela idade. Apesar de ainda estar no período da infância, Iain interpreta o que eu consideraria a melhor versão do jovem Sheldon. Talvez nem mesmo Parsons quando criança teria dado vida tão bem ao personagem quanto Armitage – que, inclusive, abraçou com excelência todos os trejeitos de Sheldon desde o episódio piloto.

Os Coopers

Para além de Iain, o restante do elenco também entrega com maestria sua performance. É possível identificar em cada personagem – desde George, o patriarca dos Cooper, indo até o amável Dr, Sturgis – as semelhanças com as memórias que Sheldon, então adulto, contava em The Big Bang Theory. Um fato curioso é que Zoe Perry, intérprete de Mary Cooper, é filha de Laurie Metcalf, responsável por interpretar a mesma personagem em The Big Bang Theory. A semelhança, inclusive, é enorme.

Vale a pena assistir Young Sheldon após 12 temporadas de The Big Bang Theory?
O casal Cooper, em Young Sheldon – Foto: Reprodução

O núcleo familiar da sitcom funciona de maneira fluida, o que dá ainda mais prazer em assistir ao seriado. No fim, eu poderia dizer que a série é como embarcar em uma viagem no tempo, para os amantes de The Big Bang Theory.

Mas o quão importante é assistir Young Sheldon após finalizar The Big Bang Theory?

A resposta para esta questão depende meramente de você, espectador. Caso você seja ávido por respostas, e curioso o suficiente para assistir produções derivadas das que você já curte, o ideal é, de fato, assistir Young Sheldon.

Do contrário, a série não é necessária para entender o futuro do personagem, visto que grande parte do roteiro deriva de pequenos fragmentos narrativos de The Big Bang Theory. E, se for da sua opção, ela pode, sim, ser deixada de lado.

Young Sheldon

Young Sheldon é uma produção original da emissora CBS. A série foi criada por Chuck Lorre e Steven Molaro. Lorre fez parte, inclusive, da criação de The Big Bang Theory.

O spin-off é narrado por Jim Parsons, que também atua como diretor executivo da produção. Até o momento, Young Sheldon conta com seis temporadas, todas finalizadas e disponíveis na plataforma de streaming HBO Max.

Cada episódio conta com cerca de 22 minutos, sendo que todos são altamente maratonáveis. Confira o trailer da primeira temporada: