A magnífica série de jogos The Legend of Zelda, foi criada em 1986 por Shigery Miyamoto e Takashi Tezuka. A franquia é uma das mais famosas e aclamadas da Nintendo. Além disso, possui milhões de fãs ao redor do mundo.
Em outras palavras, com mais de 35 anos de história a franquia é focada em jogos de ação-aventura e alguns elementos de RPG. O jogo conta a história de Link, um jovem herói que protege o reino de Hyrule, e a princesa Zelda da ameaça do vilão Ganon.
Ao longo dos anos, a série de jogos se expandiu chegando ao extraordinário número de 19 jogos principais em todos os consoles da Nitendo. O mais impressionante é que cada jogo tem sua história e objetivos únicos.
Considerado por alguns a melhor franquia de jogos de todos os tempos, The Legend of Zelda se tornou uma das mais influentes e revolucionárias da empresa, ou seja, o tesouro da Nintendo.
The Legend of Zelda: The Hyrule Fantasy
A princípio, os primeiros jogos de Zelda, como The Legend of Zelda: The Hyrule Fantasy e A Link to the Past, não possuíam vozes, apenas efeitos sonoros e textos. Porém foi somente em Ocarina of Time, lançado em 1998 para o Nintendo 64, que os personagens ganharam vozes, ainda que limitadas a grunhidos, gritos e risadas.
Conforme a nova versão surgiu, Link foi dublado por Nobuyuki Hiyama na versão adulta assim como Fujiko Takimoto na versão criança. Similarmente a princesa Zelda, a fada Navi e a guardiã Impa tiveram a mesma dubladora: Jun Mizusawa. Todavia o vilão Ganondorf por Takashi Nagasako, que também dublou o líder dos Gorons, Darunia, e o fazendeiro Ingo.
Majora´s Mask
Posteriormente, em 2000, Majora´s Mask foi lançado como uma sequência direta de Ocarina of time, porém aproveitando o mesmo gráfico e os dubladores antigos do jogo.
Ao passo que Fujiko Takimoto voltou a dublar Link, eventualmente Jun Mizusawa assumiu os papéis de Zelda, Skull Kid,Tatl, Tael e Deku Princess. Então, em seguida Takashi Nagasako também retornou como Darmani, Goron Elder e Romani’s Father.
Twilight Princess
Após o sucesso do Nintendo 64, a empresa lançou o GameCube em 2001, e juntamente com ele veio The Legend of Zelda: Twilight Princess, em 2006. Por outro lado esse jogo trouxe uma mudança radical no estilo gráfico e na atmosfera da série, com um tom mais sombrio e realista.
O elenco de dubladores também foi renovado, agora com Akira Sasanuma assumindo o papel de Link e Jun Mizusawa continuando como Zelda, mas também dublando a misteriosa Midna. Hironori Miyata foi o responsável pela voz de Ganondorf e de Zant, o rei do Crepúsculo bem como Asami Imai dublou Ilia, a amiga de infância de Link, e Nobuyuki Hiyama voltou à série como Rusl, o espadachim da vila de Ordon.
Lançamento do Wii e Skyward Sword
Em 2011, a Nintendo lançou o Wii, seu console de sétima geração, e em seguida veio o The Legend of Zelda: Skyward Sword, um jogo que explorou a origem da lenda de Zelda e da Master Sword.
Nesse jogo, Link foi dublado por Takashi Ohara e Zelda foi interpretada por Yu Shimamura. O adversário principal foi Ghirahim, dublado por Hideaki Nonaka, que tinha como objetivo reviver o demônio Demise, dublado por Koji Yusa.
O rival de Link na academia de cavaleiros foi Groose, dublado por Keiji Fujiwara. A espada de Link, chamada de Fi, foi dublada por Aya Hisakawa, e a protetora de Zelda, Impa, foi dublada por Hikari Tachibana.
Lançamento do Nintendo 3DS e de Tears of the Kingdom
Ao passo que em 2013, a Nintendo lançou o Nintendo 3DS, seu console portátil de oitava geração, com ele veio Tears of the Kingdom, um jogo que se passava no mesmo mundo de A Link to the Past, mas com uma nova história e personagens.
Nesse jogo, Link foi dublado por Yuki Kaji, um dos dubladores mais famosos do Japão atualmente, bem como Zelda foi dublada por Saori Hayami, outra dubladora igualmente renomada; por outro lado o vilão principal foi Vaati, dublado por Kouki Uchiyama.
O lançamento do console híbrido e Breath of the Wild
Já em 2017, a Nintendo lançou o Nintendo Switch, seu console híbrido de oitava geração, e com ele veio The Legend of Zelda: Breath of the Wild, um jogo que revolucionou a série com um mundo aberto gigantesco e uma liberdade de exploração totalmente nova.
Esse jogo também foi o primeiro da série a ter dublagem completa em vários idiomas, incluindo o português do Brasil.
No Japão, Link foi dublado por Sachi Matsumoto, que também dublou o personagem em Wind Waker. Zelda foi dublada por Hikari Tachibana, que também dublou a personagem em Twilight Princess e Skyward Sword e Ganondorf foi dublado por Takashi Nagasako, que também dublou o personagem em Ocarina of Time, Majora’s Mask, Wind Waker e Twilight Princess.
Assim de tudo a série Zelda conta com um elenco de dubladores talentosos e diversificados, que dão vida e personalidade aos personagens que tanto amamos.
A vez dos estúdios brasileiros
Por ultimo, alguns jogos de Zelda também contaram com dublagem em português, feita por estúdios brasileiros, ou seja, foi uma forma de aproximar os jogos da realidade dos fãs, que puderam ouvir os personagens falando em português. No entanto, nem todos os jogos da série receberam essa dublagem.
A princípo o primeiro jogo de Zelda a receber dublagem em português foi The Legend of Zelda: Twilight Princess, lançado em 2006 para o GameCube e o Wii.
Eventualmente, como resultado, os atores que participaram dessa dublagem foram: Felipe Grinnan (Link), Fernanda Bullara (Zelda), Robson Kumode (Ghirahim), Ricardo Sawaya (Groose), Samira Fernandes (Fi), Letícia Quinto (Impa), César Marchetti (Gaepora), Wendel Bezerra (Demise), entre outros. Essa dublagem foi elogiada por muitos fãs, que gostaram das vozes e das interpretações dos personagens.
The Legend of Zelda: Skyward Sword e Tears of the Kingdom
O segundo jogo de Zelda a receber dublagem em português foi The Legend of Zelda: Skyward Sword, lançado em 2011 para o Wii. Esse jogo foi dublado pelo estúdio Unidub, que também já tinha experiência em dublar filmes, séries e animes.
Por fim, o terceiro jogo de Zelda a receber dublagem em português foi The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, lançado em 2013 para o Nintendo 3DS. COntudo esse jogo foi dublado pelo estúdio MG Estúdios, que também já tinha experiência em dublar filmes, séries e animes.
Em suma a dublagem em português foi a forma que encontraram de poder valorizar o trabalho dos atores e atrizes brasileiros, que sempre se dedicaram a dar voz aos personagens de Zelda.
The Legend of Zelda vai virar filme
Desse modo, se você é fã de Zelda, não pode perder o filme que está sendo produzido pela Nintendo em parceria com a Fox. Conforme as ultimas infirmações, o filme será dirigido por Wes Ball, o mesmo de “Maze Runner” e vai contar com a participação do criador da franquia, Miyamoto Shigeru.
Em suma, o filme promete ser uma adaptação fiel e emocionante da história de Link, Zelda e Ganon, podendo estrear nos cinemas ainda nesse ano de 2024.