“Zona de Interesse” é uma das produções que está concorrendo ao Oscar 2024. No total, o filme de história/drama recebeu 5 indicações, sendo a principal a de Melhor Filme.
A produção tem por base o romance de 2014 de Martin Amis que traz olhar corrosivo em sobre o Holocausto. A direção e o roteiro é de Jonathan Glazer sendo uma produção da A24, com uma coprodução entre o Reino Unido e a Polónia.
Certamente, “Zona de Interesse” é um filme pesado que consegue ficar na mente do espectador. É um filme que pode deixá-lo abalado e abatido, permanecendo na mente, fazendo com que as pessoas continuem refletindo por um bom tempo.
A produção que ocorre durante o holocausto, aborda um complexo caso de amor entre um oficial nazista e a esposa de um comandante do campo de concentração de Auschwitz. Tudo se torna ainda mais complicado quando ele começa a suspeitar da infidelidade de sua esposa.
O filme acontece na casa do comandante nazista e sua família, mostrando os detalhes diários da vida de um casal nazista em ascensão – o comandante de Auschwitz, Rudolf Höss (Christian Friedel), sua esposa, Hedwig (Sandra Hüller) – e seus cinco filhos.
A família Höss teve uma criação de acordo com os princípios da Liga Artamana. Essa Liga é um um movimento agrícola e populista alemão dedicado a um ruralismo inspirado no Sangue e solo. Desse modo, o movimento defendia um ideal agrário e o respeito pelo mundo natural.
Premiações, e aprovação da crítica e do público
“Zona de Interesse” estreou com aclamação no 76º Festival de Cinema de Cannes em 19 de maio de 2023. A produção ganhou o Grand Prix e o Prêmio FIPRESCI , e foi eleito um dos cinco melhores filmes internacionais de 2023 pelo National Board of Review. Ganhou três BAFTAs (incluindo Filme não na Língua Inglesa ) e foi indicado a cinco Oscar e três Globos de Ouro.
Como já dito, o filme concorre não só a categoria de Melhor Filme no Oscar, como também ainda concorre em outras 4, sendo elas:
- Melhor Direção – Jonathan Glazer
- Melhor Roteiro Adaptado – Jonathan Glazer
- Melhor Filme Internacional – Reino Unido
- Melhor Som
Além disso a produção possui 93% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. Surpreendentemente teve 73% de aprovação do público.
Felicidade própria X sofrimento dos outros
É impressionante como a família desfruta de piqueniques saudáveis e tranquilos à beira do rio e de dias ideias no jardim exuberante e cuidadosamente cuidado da villa Höss, que é uma fonte de considerável orgulho para Hedwig.
A produção não mostra além dos muros. De um lado temos rosas e dálias e do outro lado, a fábrica de mortes de Auschwitz. Mas em momento algum aparece o que acontece no outro lado. Tudo fica bem explícito através dos sons do filme. Os ruídos criam o ambiente de horror dentro do campo, combinando com as nuvens de fumaça que saem a todo momento das chaminés da fornalha de Auschwitz.
A família continua vivendo tranquilamente enquanto acontece todos os massacres no outro lado do muro, como se nada tivesse acontecendo. Só a vida deles que importam.
A verdade por trás da história
Rudolf Höss foi um oficial alemão das SS durante a Segunda Guerra Mundial, conhecido por ser o comandante do campo de concentração de Auschwitz o maior e mais mortífero complexo de campos de concentração e extermínio estabelecido pelo regime nazista.
Nascido em 1900, na Alemanha, Höss ingressou nas SS em 1934 e tornou-se rapidamente um oficial de alto escalão. Em 1940, o escolheram para comandar o recém-construído campo de concentração de Auschwitz, localizado na Polônia ocupada pelos nazistas.
Durante o comandante de Auschwitz, Höss supervisionou a implementação do genocídio em massa. Ele foi responsável pela morte de mais de um milhão de pessoas, a maioria delas judeus, mas também incluindo ciganos, poloneses não-judeus, prisioneiros de guerra soviéticos e outros considerados inimigos do regime nazista.
Höss foi um dos principais arquitetos do sistema de extermínio nazista, desenvolvendo métodos eficientes para o assassinato em massa, como o uso de câmaras de gás. Também foi responsável por supervisionar a seleção dos prisioneiros na chegada a Auschwitz e decidia quem iria diretamente para as câmaras de gás e quem iria para trabalho forçado.
Após o fim da guerra, Höss foi capturado e julgado pelos crimes de guerra e crimes contra a humanidade durante os Julgamentos de Nuremberg, Foi à morte e enforcado em 1947. Dessa forma, sua história serve como um lembrete sombrio dos horrores do regime nazista e da importância de nunca esquecer ou minimizar os crimes contra a humanidade cometidos durante esse período sombrio da história.
“Zona de Interesse” é um entre os 10 filmes indicados ao Oscar 2024. A premiação ocorrerá no próximo domingo, dia 10 de março.
Por fim, continue acompanhando nosso site e nossas redes sociais para mais novidades do mundo geek!