Certamente muitas produções são compradas pelo nome, este é o caso do filme “A Semente do Mal”. A produção portuguesa de terror/mistério chamada originalmente como “Os filhos de Amélia” foi lançada em 2023 no exterior, tendo seu lançamento nos cinemas brasileiros no dia 13 de junho de 2024.

De fato, o título brasileiro, nesse caso, é muito mais atrativo do que o original, evidenciando o tom de terror da produção. A direção e roteiro é de Gabriel Abrantes. A produção conta em seu elenco com Carloto Cotta, Brigette Lundy-Paine, Alba Baptista e Anabela Moreira.

A história de A Semente do Mal

A produção se inicia com uma mãe cuidando de seus bebês gêmeos. Aparentemente ela mora sozinha em um casarão. Ao cuidar de seus filhos, a casa é invadida silenciosamente e um deles é sequestrado. A mãe não percebe que um dos meninos sumiu. Em seguida, outro sequestrador entra para pegar o outro filho, e aí ela percebe que ele pegou a criança e então as coisas ficam estranhas. A mulher fica com os olhos brancos e vai atrás dele, enquanto a outra sequestradora está no carro com o outro bebê. Depois disso, ela aparece correndo na rua com o bebê no colo atrás do carro.

A semente do mal capa
Imagem: Divulgação

Após isso temos um salto temporal, apresentando a busca de Edward (Carloto Cotta) por sua família biológica. Através de um aplicativo e um aparelho que avalia a genética da pessoa, ele e sua namorada, Riley (Brigette Lundy-Paine), chegam a uma magnífica vila no alto das montanhas do norte de Portugal, onde moram seu irmão gêmeo e sua mãe há muito tempo perdidos.

Um filme focado no mistério e na provocação

A produção está muito mais focada em um suspense do que realmente no terror. Praticamente não existem cenas assustadoras, sendo mínimos os momentos de tensão. Percebe-se uma crítica às pessoas mais ricas, em relação a manter a aparência física a qualquer custo. A manutenção da jovialidade é o tópico principal da produção.

Amélia vive em uma mansão enorme, cheia de fotos e pinturas da personagem, todas muito bonitas e mostrando sempre a personagem jovem, em detrimento de uma Amélia velha, enrugada, com muitos sinais de intervenções plásticas em busca da beleza.

Além disso, vemos uma certa proximidade de Amélia com seu filho, algo que chega a ser questionado por uma das protagonistas. Amélia é muito ciumenta, chegando a questionar a namorada de seu outro filho em certos momentos do filme. Ela ainda chega a falar com as pessoas responsáveis pelo seu testamento, que seu recém-encontrado filho era o seu novo namorado. Percebe-se toda uma intenção do diretor em trazer uma discussão provocativa sobre o incesto.

A Semente do Mal capa 2
Imagem: Divulgação

A produção possui cenários interessantes e misteriosos. Além disso temos todo um conjunto de técnicas de filmagens típicas dos filmes de terror, com corredores misteriosos, vultos em determinadas cenas e aquela aproximação da câmera de forma bem lenta que enche o espectador de suspense, sem contar que não existe nenhum funcionário na casa.

O elenco também entrega boas atuações, dentro do que o roteiro permite. É notória a ideia da construção de uma personagem em que o espectador torce para que ela consiga se fugir do problema. Entretanto, isso acaba caindo em um clichê bobo onde o que a impede de fugir é um portão bloqueado por um carro. Sem dar spoiler, temos uma cena muito nojenta mais no final do filme.

Vale a pena assistir “A Semente do Mal”?

“A Semente do Mal” é um filme mediano. Não assusta, mas possui algumas cenas nojentas e perturbadoras. Faltou terror no filme. Pelo que dá para perceber, o diretor não quis focar no terror. Temos uma história sobre uma mulher estranha com seus filhos, uma bruxa que busca a beleza eterna.

Dessa forma, a produção não consegue entregar um terror, ela se perde no meio a cenas de suspense, provocações e ironias.

Certamente tem outras produções de terror mais atrativas. Mesmo assim, “A Semente do Mal” é uma produção que consegue agradar de certa forma pelos seus 92 minutos de duração.

Por fim, “A Semente do Mal” estréia dia 13 de junho de 2024.