29ª Mostra de Cinema de Tiradentes traz programação com Karine Teles, Julio Bressane e Brasil CineMundi
Com 21 mostras, oficinas, encontros e 137 exibições, a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) terá nove dias de exibição gratuita. De 23 a 31 de janeiro de 2026, será possível acompanhar as obras selecionadas para compor o tema Soberania Imaginativa, que busca centralizar a invenção e valorizar a autonomia criativa e a diversidade de vozes e territórios no cinema nacional atual.
Assim, em contraponto à padronização advinda das plataformas globais, a Mostra Tiradentes reforça em suas obras a ruptura do esperado, com filmes como Noites sem Diálogo (RJ/SP), filme da Mostra Invenção, de João Pedro Faro, Bruno Lisboa, Miguel Clark, Hannah Maia, Joana Liberato, Vinícius Romero e Pio Drummond, composto por múltiplos fragmentos, imagens de arquivo, colagens, cromatismos e performances. Confira um trecho do site da Mostra que reforça a escolha do tema:
“Diante da hegemonia das big techs, que rebaixa a invenção a fórmulas industriais e imitativas, o audiovisual brasileiro reafirma sua potência como um “arquipélago” de experiências independentes e descentralizadas. Superando a lógica de “filmes de exceção” para exportação, o desafio soberano reside em sustentar essa imaginação livre e múltipla, garantindo que o cinema seja um exercício de protagonismo político e cultural à altura da complexidade e da exuberante criatividade brasileira.”
Sessões de Abertura e Fechamento
A abertura, no dia 23 de janeiro, terá exibição inédita do filme O Fantasma da Ópera no Cine-Tenda, curta-metragem de Julio
Bressane e Rodrigo Lima. Construídos a partir de imagens captadas nos intervalos de filmagem do longa Pitico, estrelado por Paulo Betti, seus 25 minutos de duração conversam com a filosofia de Bressane. Entre a articulação de um making of e a reflexão sobre a metalinguagem da criação, a abertura também coincide com a celebração de 80 anos do cineasta, a serem completados em fevereiro.
Já para o encerramento, no dia 31 de janeiro, o filme Copacabana, 4 de Maio, de Allan Ribeiro, revisita o show de Madonna no Rio de Janeiro em 2024, como um alimento às paixões, memórias e liberdades.

Programação nas Mostras
Com 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens divididos nas mostras Olhos Livres, Aurora, Homenagem, Autorias, Soberania Imaginativa, Vertentes, Clássicos de Tiradentes, Praça, Foco, Formação, Panorama, Invenção, CineEmbraturLab, Mostrinha, #EuFaçoaMostra, Território Mineiro e Conexão BCM, além das sessões de abertura, encerramento, debates e exibições especiais, o evento celebra mais de duas décadas de compromisso com o cinema nacional. Conheça-as:
Mostra Autorias
Composta por obras de realizadores de trajetórias já consolidadas, a Mostra Autorias apresenta obras que buscam sair da rotina de seus criadores. Saiba quais são elas:
- “Aurora” (João Vieira Torres, RJ),
- “Uma Baleia Pode Ser Dilacerada como uma Escola de Samba” (Felipe M. Bragança e Marina Meliande, RJ),
- “Estopim” (Tiago A. Neves, PB),
- “Antes do Nome” (Luiz Pretti, MG) e
- “Atravessa Minha Carne” (Marcela Aguiar Borela, GO/DF)
Mostra Clássicos de Tiradentes
Para sua terceira edição, revisita dois filmes, um, vencedor da Mostra Aurora em 2009 por sua busca pela liberdade poética, sensorial e fabulatória. Outro, realizado na França, inscreveu-se na linhagem do cinema de fluxo, um marco na sensibilidade audiovisual a partir dos anos 2000. Veja a seguir:
- “A Fuga, a Raiva, a Dança, a Bunda, a Boca, da Mulher Gorila”, de Felipe Bragança e Marina Meliande, e
- “Ocidente”, de Leonardo Sette
Mostra Praça
Com trabalhos que trazem comunicação direta com o público, a Mostra Praça reforça o caráter coletivo e comunitário da Mostra de Cinema de Tiradentes com nomes conhecidos do setor. Além dos filmes listados abaixo, ela também terá três sessões, com um total de 15 curtas-metragens:
- “Dolores” (Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar, SP),
- “Herança de Narcisa” (Clarissa Appelt e Daniel Dias, Maria Clara Escobar, SP),
- “Herança de Narcisa” (Clarissa Appelt e Daniel Dias, RJ),
- “Pequenas Criaturas” (Anne Pinheiro Guimarães, RJ),
- “Querido Mundo” (Miguel Falabella, RJ),
- “Ladeiras da Memória – Paisagens do Clube da Esquina” (Raabe Andrade e Daniel Caetano, MG/RJ) e
- “O Último Episódio” (Maurílio Martins, MG)
Mostra Foco
Avaliada pelo júri da crítica, mantém o perfil de pluralidade e radicalidade, atenta a realizadores e cineastas, sejam em início de trajetória ou experientes, que explorem a experimentação nos curtas-metragens.
Mostra Formação
Em seu segundo ano no formato competitivo, reúne obras que refletem sobre o tempo vivido e imaginado, memórias, sonhos e perspectivas de futuro, resistindo a narrativas clássicas e se reafirmando como criações livres.

Mostra Invenção
A Mostra Invenção aposta na quebra de paradigmas da criação com inventividade e coletividade, reunidas em duas obras:
- Amuleto” (RJ), de Heraldo HB e Igor Barradas, e
- “Noites sem Diálogo” (RJ/SP), de João Pedro Faro, Bruno Lisboa, Miguel Clark, Hannah Maia, Joana Liberato, Vinícius Romero e Pio Drummond
Mostrinha
Na Mostrinha, a programação voltada às crianças tem o objetivo de promover entretenimento e educação, com dois longas e cinco curtas, que buscam a conexão entre o público e o mundo à sua volta.
Mostra #EuFaçoaMostra, Mostra Panorama e Mostra Homenagem
A partir de uma chamada nas redes sociais do evento, foram reunidos filmes de um minuto para exibição na Mostra #EufaçoaMostra. Em sua terceira edição, ela compõe a programação online do evento e presencialmente no Cine-Lounge, em conjunto com títulos das Mostras Panorama e Homenagem.
Mostra Vertentes
Partindo do encontro entre cinema, teatro, memória e fabulação, reúne obras que se constroem em relação com o outro, de forma inventiva e compartilhada. As obras de 2026 focam em figuras que se impactaram em diversas vertentes do cinema nacional. Saiba quais são:
- “PalcoCama”, de Jura Capela, sobre José Celso Martinez Corrêa, e
- “Sérgio Mamberti – Memória do Brasil”, de Evaldo Mocarzel.
LEIA TAMBÉM: Globo de Ouro 2026 | Wagner Moura e “O Agente Secreto” fazem história com duas estatuetas

Homenagem na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Atriz, roteirista e diretora fluminense, com passagens de grande escala pelo cinema nacional, Karine Teles será homenageada pela Mostra Tiradentes, com destaque para sua trajetória, que reflete a pluralidade do Audiovisual Brasileiro. Assim, de curtas a produções de repercussão internacional, com participações em séries e telenovelas, suas realizações tiveram destaque na Mostra Aurora em 2011, com o filme “Riscado” (2010) e, em 2026, ela retorna com um reconhecimento amplo sobre seu trabalho. Confira um trecho do site da Mostra Tiradentes em que o coordenador curatorial Francis Vogner fala sobre Karine:
“Nossa homenagem à Karine Teles vem do reconhecimento de sua força e talento, mas também porque identificamos nela um compromisso com a criação exigente e com o cinema brasileiro na sua expressão mais original e fértil. Se a Mostra de Cinema de Tiradentes a cada ano faz um esforço de homenagear os artistas do cinema brasileiro a partir imperativo de criação, busca reconhecer também a capacidade de seus trabalhos em alcançar ampla repercussão pública. Karine Teles faz essa síntese de modo deslumbrante.”
Imagem de capa: Divulgação / Mostra Foco da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Estagiária sob supervisão de Ana Clara Paiva
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.