Nesta quinta-feira, 30 de maio, chega aos cinemas “A Festa de Léo”, primeiro filme produzido pelo Nós do Morro. A primeira produção cinematográfica do Nós do Morro conta com um elenco de moradores do Vidigal. Além dos diretores da obra Luciana Bezerra e Gustavo Melo que também vivem no Vidigal.
Produzido pela Coqueirão Pictures, em coprodução com a Globo Filmes, Nós do Morro e Riofilme, e os produtores associados Rosane Svartman, Jorge Furtado e Favela dos Filmes. O longa é distribuido pela Bretz Filmes e conta com um elenco estelar com Neusa Borges, Babu Santanta, Roberta Rodrigues e Thiago Martins.
Nós do Morro no XV Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa
“A Festa de Léo” levou o prêmio de melhor atriz para Cíntia Rosa e recebeu menção honrosa na premiação do XV Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), realizado dia 11 de maio, no Fórum de Lisboa.
Estiveram presentes no evento o produtor Diogo Dahl de A Última Festa e a produtora executiva Maria Fernanda Miguel de A Última Festa e Mundo Novo.
“Estes dois prêmios para ‘A Festa de Léo’ no FESTin são a confirmação do talento desta produção única, o primeiro longa de ficção que tem na direção uma moradora de favela, Luciana Bezerra, a chegar às salas de cinema”, declara Dahl.
Sobre A Festa de Léo
O longa-metragem conta a história de Rita, uma vendedora ambulante, moradora do Morro Vidigal. O Vidigal que é uma das favelas mais famosas do Rio de Janeiro. Lá ela trabalha na praia e há meses vem economizando dinheiro para dar ao seu filho, Léo, uma festa de aniversário.
Até que quando chega o momento de iniciar os preparativos descobre que todo o dinheiro foi roubado pelo seu próprio marido, Dudu.
Isso porque o homem contraiu uma dívida perigosa com os moradores locais. E precisa pagar de maneira urgente para preservar sua vida. A partir dessa desilusão, Rita precisa correr contra o tempo para descobrir formas de reunir esse dinheiro para salvar a vida do pai de seu filho. E finalmente poder comemorar o aniversário de Léo.
“É possível ser contador de história no Brasil”
‘A Festa de Léo’ no cinema é vitória do coletivo. Agradeço a todos
Luciana Bezerra – Diretora
Segundo os produtores, o longa reforça a força feminina, mulheres que cuidam de suas família e desejam dar o melhor para os filhos. Retrato de muitas brasileiras e como o Nós do Morro ilustra, a realidade de muitas moradoras do Vidal, no Rio de Janeiro.
“Lançar um filme no circuito e ver o nome da sua obra em um letreiro de cinema é uma emoção que sonhei há muito e que vamos realizar depois de um projeto longo, com muitos companheiros comprometido os em fazer com que isso aconteça. ‘A Festa de Léo’ no cinema é vitória do coletivo. Agradeço a todos”, declarou a diretora Luciana Bezerra.
Por fim, A Festa de Léo é a realização de longos anos de trabalho, do Nós do Morro que surgiu no início dos anos 80. E hoje, mostra o talento de muitos brasileiros oriundos de uma das maiores favelas do País.
“Essa conquista de chegar às telas de cinema é provar que muitas vezes temos que acreditar que no Brasil é possível ser um contador de suas próprias histórias e tentar viver de maneira digna desse ofício, dessa profissão.” comemora Melo.
Confira estreia de “A Festa de Léo” em 30 de maio nos cinemas.