Com o sucesso da dublagem do anime Overflow: Transbordando, decidimos relembrar o primeiro anime erótico (hentai) a ser licenciado e dublado no Brasil, estamos falando de “A Lenda do Demônio”.
O filme “A Lenda do Demônio“, ou Choujin Densetsu Urotsukidouji no original, é um filme animado japonês que combina os gêneros de terror e hentai, produzido pelo estúdio Phoenix Entertainment em 1989. No Brasil, a Sato Company licenciou o anime durante o final dos anos 1990. Este filme é uma adaptação cinematográfica dos três primeiros OVAs da série de mangá homônima criada por Toshio Maeda.
A dublagem do gênero hentai, uma produção incomum, foi realizada nos estúdios da Mastersound sob a direção de Guilherme Lopes no final dos anos 1990. A experiência foi única e desafiadora para os dubladores, como mencionado por Tânia Gaidarji em algumas entrevistas. Devido ao conteúdo extremamente adulto da animação, resultando em reações mistas que variaram entre risadas e constrangimento.
LEIA TAMBÉM: Overflow: Transbordando | Onde assistir o anime
Entre os Dubladores temos:
Márcio Araújo
- Scott Lang / Homem-Formiga – MCU;
- James – Pokémon (1999 – 2016);
- Yamcha – Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super;
- Shino Aburame – Naruto e Naruto Shippuden;
- Narciso Anasui – JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean;
- Bartholomew Kuma – One Piece.
Tânia Gaidarji
- Bulma – Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super;
- Paradox de Gêmeos – Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega;
- Izumi Curtis – Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist: Brotherhood;
- Chun-Li – Street Fighter II Victory;
- Kaori – Akira (Mastersound);
- Illumi Zoldyck – Hunter x Hunter.
Márcia Regina
- Misty – Pokémon;
- Lunch – Dragon Ball e Dragon Ball Z;
- Professora Juniper – Pokémon: Branco e Preto;
- Michiru Kaiou/Sailor Netuno – Sailor Moon S e Sailor Moon Sailor Stars;
- Fuyuka Kudō – Super Onze (Inazuma Eleven);
- Chiharu Mihara – Cardcaptor Sakura e Sakura Card Captors: A Carta Selada.
Figueira Júnior
- Andróide 17 – Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball Super;
- Kain Fuery – Fullmetal Alchemist e Fullmetal Alchemist: Brotherhood;
- Philip J. Fry – Futurama.
Além disso, o elenco conta mais vozes de:
- Carlos Falat;
- Celso Alves;
- Alexandre Marconato;
- Raquel Marinho;
- Borges de Barros;
- Daoiz Cabezudo;
- Sérgio Corcetti;
- Rosely Gonçalves;
- Vanessa Alves.
Outras curiosidades envolvendo “A Lenda do Demônio” são que este foi o primeiro anime do gênero hentai a ser dublado, licenciado e transmitido em rede aberta no Brasil. E permaneceu assim, por 26 anos até a chegada da dublagem de Overflow: Transbordado, em 2024. Entretanto, houve outro anime hentai que chegou a ser dublado, seu nome é Immoral Sisters. O canal Animax encomendou a dublagem, porém, vetou a exibição dias antes da estreia. O conteúdo acabou se tornando uma lost media.
O filme foi exibido durante o bloco Cine Privé, nas madrugadas da Rede Bandeirantes, até ser vetado por causa de censura no seu conteúdo, feita pelo próprio canal. Contudo, o filme só consegui esse espaço devido a Sato Company ter vendido o ele junto com o clássico Akira, que também veio a ser exibido no bloco.
Atualmente o filme “A Lenda do Demônio” está disponível para assistir na Claro TV+, contando com a opção dublada. Essas são as informações do primeiro anime hentai dublado no Brasil e ao que tudo indica, o Anime Onegai poderá investir nesse gênero por aqui. Com certeza, existe um público que acompanhará os lançamentos.