Do streaming aos festivais, o ator bahiano construiu uma carreira marcada por papéis estratégicos e reconhecimento constante
Neste domingo (11), Wagner Moura fez história no Globo de Ouro 2026, virando o primeiro brasileiro a levar para casa a estatueta de Melhor Ator em Filme de Drama. Seguindo os passos de Fernanda Torres, que venceu na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama em 2025, ele representa o Brasil no cenário internacional.
Com presença aclamada na indústria, Moura se destaca por sua interpretação em “O Agente Secreto”, longa de Kleber Mendonça Filho que já acumulou mais de 50 prêmios no circuito de premiações. Ainda mais, o filme saiu vitorioso por si só, vencendo a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa.
A corrida da vitória começou em maio de 2025, quando Moura levou para casa o Prêmio de Interpretação Masculina no Festival de Cinema de Cannes. Desde então, sua interpretação de Armando/Marcelo e Fernando rendeu mais estatuetas, como a de Melhor Ator pela Associação de Críticos de Nova Iorque.
Além disso, o ator também conquistou o Golden Eye Award no Festival Internacional de Cinema de Zurique e foi homenageado no Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara.
A carreira de Wagner Moura na televisão
Apesar de carregar muita importância, o Globo de Ouro é mais uma das conquistas que compõe a trajetória profissional do bahiano. Em 2016, Moura foi indicado na categoria de Melhor Ator em Série de Drama, por sua interpretação de Pablo Escobar na série “Narcos”, original da Netflix.

Ao longo de sua carreira, o artista participou de produções internacionais que captaram a atenção de críticos e espectadores. Em 2022, Moura deu vida a Dan Velazquez na série “Shining Girls” (Apple TV), contracenando com Elisabeth Moss. Ainda mais, participou de “Sr. e Smith” (Prime Video), série que conquistou diversas indicações nas premiações televisivas, como o Emmy Awards 2024.
Já em 2025, Moura interpretou Danny na minissérie da Apple TV “Ladrões de Drogas”, dividindo o protagonismo com Brian Tyree Henry. Por esse papel, o ator bahiano foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie no Critics Choice Award 2026.
O cinema de Wagner Moura
No cinema, o ator se destaca pelos papéis em “Agente Oculto” (2022) e “Guerra Civil” (2024). Também fez outros filmes internacionais, como “Wasp Network: Rede de Espiões” (2019), e dublou em inglês o vilão em “Gato de Botas 2: O Último Pedido” (2022).
Leia também: Globo de Ouro 2026 | Wagner Moura e “O Agente Secreto” fazem história com duas estatuetas
Ainda mais, o astro brasileiro está escalado para estrelar, ao lado de Greta Lee, em nova produção da Netflix, “11817”. E também, Moura vai dirigir e estrelar a comédia dramática “Last Night at the Lobster”, com elenco composto por Bryan Tyree Henry, Elisabeth Moss e Sofia Carson.

No entanto, é com “O Agente Secreto”, filme brasileiro, sobre brasileiros, que Moura de fato fincou sua bandeira na indústria internacional. Em seu discurso no palco do Globo de Ouro, ele destacou a importância do filme em questão. Assim, ele reforça seu impacto não apenas para a cultura brasileira, mas para uma reflexão global sobre o poder do não esquecimento:
“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse o ator.
Terminando sua fala com uma mensagem em português, o ator bahiano mostra que veio para ficar. E também, que não pretende abrir mão de sua identidade para ocupar espaço em uma indústria que reluta em ouvir vozes latinoamericanas.
📲 Entre no canal do WhatsApp e receba novidades direto no seu celular e Siga o Geekpop News no Instagram e acompanhe conteúdos exclusivos.