A Netflix lançou recentemente a última temporada do anime em Computação gráfica Ultraman, baseado no manga de mesmo nome lançado desde 2012 por Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. Trazendo o que seria uma continuação da série dos anos 1960 do herói gigante japonês bem conhecido por nós brasileiros.
Sinopse:
Décadas se passaram desde os eventos de Ultraman , com o lendário “Gigante de Luz” agora uma memória, pois acredita-se que ele voltou para casa depois de lutar contra os muitos alienígenas gigantes que invadiram a Terra. O filho de Shin Hayata, Shinjiro, parece possuir uma habilidade estranha, e é essa habilidade, junto com a revelação de seu pai de que ele era o Ultraman, que leva Shinjiro a lutar contra os novos alienígenas que invadem a Terra como o novo Ultraman.
Uma Continuação ?
A franquia Ultraman pertencente a Tsuburaya productios, tem seu próprio universo, recheado de heróis Ultra, que de tempos em tempos se reencontram. Agora, deixando de lado todas as séries de tv, essa nova história, segue uma continuação direta do primeiro Ultraman, Shin Hayata. Tendo como protagonista seu filho Shin Hayata, que acaba por herdar os poderes do pai.
Em uma terra que recebe ainda visitas alienígenas, esse novo Ultraman agora sem ser um gigante, vai enfrentar os novos inimigos, ao lado de outros ultra que aparecem ao longo da história. Contudo de formas diferentes, mas todos referenciando os “Ultra” originais da franquia, como: Ultraman Jack, Taro, Ace e outros.
Ultraman pequeno e poderoso
Primeiramente, o saudosistas que irão ver essa seríe, e assistiram o clássico nos anos 1960, irão estranhar o visual e a forma do novo Ultraman. Agora ele não é gigante, e usa armadura parecendo uma mistura de Power Rangers com Homem de Ferro. Passado a estranheza, tudo estará lá, os poderes, os raios saindo das mãos, o barulhinho de transformação e até a luz no peito do Ultra.
Além é claro, de várias vezes mostrarem o Ultraman Gigante do passado em FlashBacks, por isso fique tranquilo quanto a nostalgia. O visual em computação gráfica pode parecer estranho, principalmente para os amantes dos animes, porém as cenas de luta com muita qualidade e fluidez irão compensar qualquer estranheza.
Enredo e personagens
O foco dessa história é o filho de Hayata, um adolescente que descobre ter grandes poderes, e que pode se transformar em um super herói. Paralelo a isso, seu próprio pai também descobre que no passado era o Ultraman, e por isso “guardou” alguns poderes enquanto foi hospedeiro do Gigante de Luz. Isso parece meio confuso e corrido no começo da série, mas ao longo dela, a relação deles é bem trabalhada, e fica legal ver os dois lutando lado a lado.
Outro fator nostálgico e importante é a presença da patrulha cientifica, ao longo de toda série, com alguns de seus membros já mais velhos presentes. Seu quartel general fica no mesmo lugar, onde agora é um museu em homenagem ao Ultraman, contudo, ela ainda permanece ativa no subterrâneo, desenvolvendo defesas contra aliens e monitorando atividades suspeitas como sempre fez.
Com relação ao enredo, por se tratar de uma adaptação do manga ainda em andamento, a série finaliza em sua terceira temporada. Em outras palavras, começa igual ao manga e após isso pulas alguns arcos, adiantando e adaptando o que parece ser o atual “último” arco do mangá.
Isso é perceptível ao final da primeira temporada e ao longo da segunda, a história passa por rápidos acontecimentos e introduções aceleradas dos Ultra, o que pode acabar por desestimulando e confundindo aqueles que conhecem o manga. Para os que não leram, a trama pode parecer as vezes confusa devido ao excesso de informação e “plot twist” entre os personagens, já que o enredo está sempre buscando resolver mistérios em cima de mistérios até chegar no último vilão.
Vale a pena?
Se você é um fã de longa data do Ultraman e acompanhou quando passou aqui no Brasil nos anos 70, pode gostar sim das referências e achar um bom anime. Caso acompanhe o mangá, a história destoa bastante a partir da segunda temporada, então será preciso assistir com isso em mente, sem comparações.
Por fim, se você gosta de Tokusatsu, ou animações bonitas e com boa ação, também irá gostar do anime Ultraman, a obra cumpre bem seu papel de entreter e levar um história de herói nos memos moldes que estamos acostumados.
A série esta completa na Netflix com 3 temporadas, com legendas e dublagem em português.
Se você quer ficar por dentro do mundo dos animes, fique de olho em nosso portal e no Instagram.
E de fato estranho agora como fã de ultraman jack a homenagem ao personagem go poderiam ter feito com sua feição da década de 60 quando garoto adorava ver na rede tupi na Bandeirantes disseram que passou não vi aliás morava em Brasília quando passava