Com dez editoras e painéis com autores, a programação brasileira vai de sessões de matchmaking à painéis sobre literatura afro-brasileira e amazônica

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) começou no dia 28 de novembro, no México, e se estende até 5 de dezembro. O Brasil participa do evento com espaço que conta com exposição de obras, reuniões de negócios e atividades culturais com autores convidados.

A presença brasileira é organizada pelo projeto Brazilian Publishers, que busca institucionalizar o conteúdo editorial brasileiro. Elm resumo, a iniciativa é realizada pela parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Além disso, o país conta com o apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Neste ano, o estande brasileiro reúne 10 editoras nacionais, representando a diversidade e a força da sua produção editorial no cenário global. Algumas das casas editoriais são Callis, Mil Caramiolas, Bom Bom Books / Cedic International e Pé da Letra. Ainda mais, Panda Books, Pop Stories, Global, Grupo Aboio, Miguilim e Ciranda Cultura marcam presença.

Mais sobre a participação

De maneira a destacar o posicionamento do Brasil no mercado editorial internacional, o estande vai promover painéis temáticos, conversas com autores brasileiros e apresentações literárias. Além disso, a participação conta com rodadas de matchmaking entre editoras de diferentes países e momentos de networking com o projeto Caipirinha Hour.

De acordo com reportagem da PublishNews, nomes como Luciano Monteiro, vice-presidente de comunicação e sustentabilidade da CBL, Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais, e Cinthia Favilla, gerente de projetos, compõem a delegação institucional.

A programação conta com a presença de cinco nomes de destaque da literatura brasileira contemporânea: Eliane Marques, Luciany Aparecida, Micheliny Verunschk, Monique Malcher e Vitor Martins. Portanto, eles participarão de mesas, debates e leituras públicas. Além disso, estarão presentes em sessões ligadas a programas especiais da FIL, como o Destinação Brasil e o Ecos de la FIL.