Após 30 anos, o filme-símbolo do cinema brasileiro “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” retorna às telonas remasterizado em 4K

Para o relançamento de Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, a diretora Carla Camurati, a produtora Bianca de Felippes e os atores Marieta Severo, Marco Nanini, Marcos Palmeira e Ludmila Dayer concederam uma entrevista coletiva exclusiva, nesta terça-feira (05/08), no Rio de Janeiro e o Portal Geekpop News também estava lá.

Durante o evento, Dayer, que estreou no cinema durante o longa interpretando a jovem escocesa Yolanda e Carlota jovem respondeu ao Geekpop como foi a experiência de trabalhar na produção cheia de atores importantes para o cenário brasieliro:

“Foi muito emocionante e é engraçado que eu nunca esqueci as falas do filme. Nenhum personagem meu lembro as falas, mas o Carlota eu nunca esqueci porque foi foram dois meses de aula particular intensa de inglês e espanhol para aprender as falas do filme, o assento, o sotaque. Então ficou na minha cabeça, mas engraçado que ontem vendo o filme, eu vi o filme com outro olhar. Primeiro que eu não me reconheci, eu não fiz nenhuma conexão comigo. É como se eu estivesse assistindo uma outra pessoa. Então foi interessante porque eu pude ver o filme como espectadora mesmo. Até na minha parte. Inclusive gostei muito de mim. (…)”

Equipe e elenco do filme em consenso

A recepção positiva do pública é a expectativa unânime entre equipe e atores. Assim como, há 30 anos, todos acreditam muito na relevância da produção e, logo, na importância de apresentá-lo à uma nova geração de espectadores.

A atriz veterana, Marieta Severo, contou que rever o filme após décadas a fez vibrar:

“(…) Eu não tinha revisto o filme. Realmente, há 30 anos eu não via o filme. E a primeira sensação foi de vibrar com o que a gente fez ali e ver que ia chegar à essa plateia agora com o mesmo vigor, a mesma força que chegou 30 anos atrás. Eu tive certeza disso. (…)”.

Importância Carlota Joaquina, Princesa do Brazil após três décadas

Marieta Severo é Carlota Joaquina em Carlota Joaquina, Princesa do Brazil
Cena do filme Carlota Joaquina, Princesa do Brazil Créditos: Copacabana Filmes

Lançado em 1995, “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” não apenas reconta com humor ácido e olhar crítico a trajetória da princesa espanhola que marcou a história luso-brasileira, como também se consolidou como símbolo da retomada do cinema nacional nos anos 1990.

Dirigido por Carla Camurati, o longa se destaca por satirizar figuras históricas com uma estética teatral e caricatural. Dessa forma, rompeu com o tom sisudo comum a produções de época. A narrativa acompanha Carlota, prometida aos dez anos ao príncipe João de Portugal, e sua adaptação frustrada à corte lisboeta. Portanto, com a ascensão forçada ao trono e a fuga da monarquia para o Brasil diante da ameaça napoleônica, o filme transforma um momento decisivo da história em uma crônica de excessos, contradições e farsas da elite europeia.

Além de sua abordagem inovadora, o longa foi o primeiro sucesso de bilheteria do cinema brasileiro. Mesmo após anos de estagnação provocados pelo fim da Embrafilme e da política de incentivo à produção cinematográfica. Com mais de 1 milhão de espectadores, o filme mostrou que era possível reconectar o público com o cinema nacional. Por consequência, abriu caminho para uma nova geração de cineastas, revitalizando a indústria e marcando o início de uma fase mais autônoma e inventiva da sétima arte no Brasil.

Relançamento da obra

Por fim, “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” será exibido novamente em grandes telas, agora remasterizado. Depois de três décadas, o longa irreverente, estrelado por Marieta Severo como Carlota Joaquina e Marco Nanini como D. João VI, será exibido com resolução 4K e áudio 5.1 em 10 cidades brasileiras. São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Niterói, Porto Alegre, Belém e São Luiz.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil estará de volta aos cinemas em 14 de agosto.