Cidadão” é o lançamento de Ricardo Pecego. Ambientado na cidade de São Paulo, o livro publicado pela Editora Cachalote aborda a desumanização nas metrópoles em uma coletânea de contos.

Em uma trama onde diversas histórias se cruzam, Ricardo então apresenta personagens diversos. Assim, desde a fofoqueira do WhatsApp ao pasteleiro, o livro constrói narrativas a partir do conceito de que só conhecemos o outro pelo que nos é mostrado.

O autor compartilha sobre sua escrita: “escrevo aquilo que me toca, que observo entre as pessoas. O tema me incomoda porque não acredito nessa cosmovisão que coloca o ser humano como dono do mundo, excluindo até mesmo outros da própria espécie.”

A obra foi inspirada em uma crítica ao modo com as cidades do mundo moderna acabam segregando os cidadãos em vez de unir. Desse modo, o autor afirma que “a cidade, que deveria ser um espaço de encontro, muitas vezes nos ensina a ignorar quem está ao lado”, afirma Ricardo.

Sobre o autor

Nascido em Santo André, Ricardo Pecego é publicitário e produtor cultural. Contabilizando mais de vinte anos participando de projetos que unem a arte e transformação social, ele então se dedica a literatura desde 2019.

Caparó“, sua obra de estreia, abordou temas como pertencimento e identidade. Hoje, Ricardo vive Espírito Santo do Pinhal (SP) com sua livraria itinerante.

Crédito: Adaptação / Divulgação