O escritor, embaixador e professor Edgard Telles Ribeiro é o novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL). O anúncio foi feito após a eleição que aconteceu na quarta-feira (11). Edgard Telles Ribeiro deverá ocupar a cadeira 27, vaga desde a morte do poeta Antônio Cícero.

De acordo com Merval Pereira, que é presidente da ABL, Edgard é um diplomata de carreira e um grande romancista. Além disso, trabalhou na área cultural ao lado de Gilberto Gil, enquanto este era Ministro da Cultura. Conheça mais sobre a vida e as obras de Edgard Telles Ribeiro.

Biografia

Edgard Telles Ribeiro começou sua carreira como crítico de cinema no Rio de Janeiro. Escreveu vários suplementos literários para “O Correio da Manhã” e “O Jornal”. Estudou cinema na Universidade da Califórnia (UCLA). Entre 1978 e 1982, foi professor de cinema na Universidade de Brasília (UNB). Autor de 15 livros, entre romances e contos.

Os mais famosos são “O Criado Mudo”, “O Punho e a Renda”, “O Impostor” e “Lavras azuis da Amazônia”. Em 1966, ingressou no Instituto Rio Branco, onde serviu como diplomata nos Estados Unidos, Equador, Guatemala, assim como Nova Zelândia, Malásia e Tailândia. Trabalhou no Ministério da Cultura entre os anos de 2002 e 2005, durante a gestão do cantor Gilberto Gil. Agora se torna um dos imortais da Academia Brasileira de Letras.