Em “James”, Percival Everett redescobre o clássico “As Aventuras de Huckleberry Finn” de Mark Twain, a partir da perspectiva de Jim, o homem escravizado que acompanha o menino Huckleberry (Huck) Finn, durante a viagem pelo rio Mississippi. 

Na releitura, Jim é James, um homem inteligente e letrado que esconde sua educação por trás de uma fachada de subserviência. O objetivo da obra é recuperar a identidade de um personagem que foi marginalizado, em uma das obras mais famosas da literatura norte-americana. 

Dessa forma, Percival Everett confronta verdades desconfortáveis sobre as histórias que escolhemos contar. “James” foi o grande vencedor da categoria “Ficção” do Prêmio Pulitzer. O Pulitzer reconhece trabalhos de excelência em jornalismo, literatura e música, sendo uma das premiações mais importantes das artes. 

Além disso, James já havia ganho o National Book Award em 2024. Segundo a Variety, a Universal Studios adquiriu os direitos para adaptar o livro em longa-metragem, com Stephen Spielberg na produção. Percival Everett vive em Los Angeles e leciona na Universidade do Sul da Califórnia. É autor de mais de trinta livros. Vencedor dos prêmios Pulitzer, Booker Prize e finalista do Prêmio pen/Faulkner

Bruna Pinhati revela os bastidores da maternidade fake