Com leveza e profundidade, Ana Paula Couto transforma a maturidade feminina em uma trama envolvente, tocando temas como autoconhecimento, reinvenção e afetos que resistem ao tempo. Em 2022, a autora fluminense estreou na literatura com “Amor de Manjericão”, um romance sobre mulheres que recomeçam.
Aos 40+, a protagonista enfrenta o divórcio, vive novas paixões e redescobre a si mesma entre crises, risos e folhas de manjericão. Agora, Ana Paula se prepara para lançar Amor de Alecrim, previsto para o segundo semestre de 2025, com novos desafios e maturidade aos 50 anos.
A princípio, menopausa, independência emocional e relações afetivas ganham espaço nessa continuação, onde a leveza convive com a complexidade do cotidiano feminino. “Quis trazer um spot ao cotidiano feminino”, explica a autora, que une humor e sensibilidade ao abordar temas como etarismo, maternidade e sexualidade. Diante disso, na sequência, a personagem, antes sem nome, recebe o nome Amanda, sugestão de uma leitora que se identificou com a trajetória.
Ana Paula acredita no poder das palavras para transformar. “As histórias trazem o gostinho de dar a volta por cima e saborear a esperança”, diz. Durante a pandemia, o conto inicial cresceu e virou romance. Assim, o processo de escrita, quase terapêutico, revolucionou sua vida e carreira.
Além disso, os livros carregam toques lúdicos: ervas, símbolos e personagens místicos surgem para temperar o enredo com fantasia e poesia. Então, em Amor de Alecrim, uma curandeira parteira entra em cena, trazendo magia e sabedoria ancestral para a trama de Amanda.
Sobre Ana Paula Couto
Nascida e criada em Nova Friburgo (RJ), Ana Paula divide a rotina entre as salas de aula, o carinho da família e os escritos que não param de florescer. Casada, mãe e avó, ela integra coletivos de escritoras e segue criando histórias que acolhem, provocam e encantam, como um chá bem preparado.
Leia também: Fernanda Machado revela o lado oculto da maternidade
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram