A nova comédia brasileira “La Situación” estreia dia 23 de Março nos cinemas e tem Natália Lage, Julia Rabelo e Thati Lopes no elenco. No estilo “road movie”, o filme vai contar a história de três mulheres que viajam para a Argentina em busca da herança de uma delas. Uma trama cheia de perrengues e situações engraçadas.
“La Situación” conta a história de Ana (Natália Lage), uma mulher que está infeliz na vida pessoal e profissional, até que recebe a notícia de que tem direito à herança da avó que morava na Argentina. Ela parte então para uma viagem ao lado de sua melhor amiga, Letícia (Júlia Rabello), esposa e mãe que também passa por uma crise existencial. A contragosto, as duas levam a prima ‘excêntrica’ de Ana, Yovanka (Thati Lopes).
Roteiro é um conjunto de boas esquetes
Com um elenco de peso na comédia, La Situación tem um roteiro bem divertido, priorizando quase que em sua totalidade as esquetes. Dessa forma, não esperem coesão entre as mudanças de assunto, já que a impressão que fica é de que a prioridade é manter as risadas a qualquer custo. E isso não é um ponto negativo, é a proposta do filme, e ele consegue fazer isso com êxito.
O fato de ser um “Road Movie”, é de se esperar que a viagem seja o ponto alto do longa, e por um tempo até é. Mas logo logo ele perde esse característica e se torna um filme comum, em que é quase imperceptível que se passa em vários países ao mesmo tempo (a não ser pelo idioma).
Esse estilo de filme não é muito comum no cinema nacional, e uma das coisas que mais chama a atenção é que o elenco tem atores do Brasil, Uruguai e Argentina. Sendo assim, podemos ver diferenças claras em alguns “jeitos” de atuar, que complementam o filme de uma forma até interessante.
Agora, a fotografia peca, e peca muito. Existe uma cena especifica, em que as personagens de Natália Lage, Julia Rabelo e Thati Lopes encontram uma senhora com uns burricos. Essa cena é lamentável de tão mal feita. Parece que estavam com pressa ou preguiça de fazer algo bom. É tão nítido que elas estão andando em círculo dentro de um mesmo local, que chega a ser ridículo.
Além disso, a filmagem peca demais, principalmente nas cenas mais importantes e as de ação. A direção de fotografia e a pós-produção não trabalharam direito para finalizar esse longa do jeito que precisava ser feito.
Por fim, preciso dizer que é sim um filme legal, divertido, mas que está longe, bem longe de ser um longa de qualidade técnica.