Em ‘Lar’, Leandro Wenceslau revisita sua própria história enquanto fala sobre o cotidiano de outra famílias

Lar é o primeiro filme do diretor mineiro Leandro Wenceslau. Lançado pela Embaúma Filmes, o documentário acompanha a história de três famílias LGBTQIAPN+ a partir do ponto de vista dos filhos. A estreia nos cinemas brasileiros será em 13 de novembro.

Ao longo da obra, são apresentadas as origens e a bagagem emocional de cada personagem e do diretor narrador. Assim, é possível perceber que certas histórias se repetem. Alguns desses jovens e crianças são frutos de famílias disfuncionais que acabaram perdendo sua guarda. Logo, após passarem pelo sistema de adoção, eles são acolhidos por novas famílias.

Minas Gerais é o plano de fundo das histórias. Apesar das diferentes origens, é lá que as famílias se conectam. ‘Lar’ é um filme que demonstra como as famílias podem trazer novas perspectivas de vida para essas menores. Entretanto, não é possível apagar as marcas e feridas do passado de cada um.

Vale a pena assistir ‘Lar’ de Leandro Wenceslau?

‘Lar’ provoca uma reflexão sobre as diversas construções de família. Por isso, acredito que vale a pena ser assistido. Porém, a falta de direcionamento da audiência causa certo incômodo. Ora o narrador decide falar, ora some. Ele também não se apresenta, está ali somente para acrescentar mais um enredo além das três famílias apresentadas.

O destaque vai para o diálogo entre jovens adotados, ali Wenceslau consegue extrair o sentimentos mais crus e inocentes de cada um. Os adolescentes relembram suas histórias, o abandono, as adoções que deram errado e tantas outras dores. Apesar de entender o propósito do filme, particularmente, acredito que a falta da condução deixou que mais conversas importante fossem extraídas.

No final, o narrador consegue justificar o porque de acompanhar aquelas famílias. Ele se vê nelas porque foi uma criação que lidou com o abandono e também pretende ou adotar.

Lar estreia nos cinemas em 13 de novembro de 2025.

Imagem de capa: Divulgação / Embaúba Filmes