Nada é um drama ficcional que marca a estreia do diretor Adriano Guimarães. O longa narra a história de Ana, uma artista plástica que vai para o interior em busca de investigar a saúde de sua irmã Tereza. Além disso, o filme é protagonizado pelas atrizes Bel Kowarick (Todo Dia a Mesma Noite) e Denise Stutz. Assim, o filme chega ao cinemas no dia 31 de julho, distribuído pela Embaúba Filmes.
Enredo reflexivo
Enquanto prepara uma exposição com suas obras, Ana (Bel Kowarick) é surpreendida por uma notícia urgente: precisa retornar à fazenda onde passou a infância. Sua irmã Tereza (Denise Stutz) enfrenta uma doença misteriosa que a mergulha em estados de consciência instáveis. Assim, entre as lembranças da casa antiga e o presente inquietante, Ana se vê forçada a encarar os enigmas que rondam não só a mente da irmã, mas também os segredos esquecidos de sua própria memória.
Dessa maneira, durante sua estadia na fazenda, Ana tenta se reconectar com a irmã após perderem o contato por três décadas. Desde que se mudou para a cidade, a artista nunca mais voltou para o interior ou buscou manter relações com sua família. Por consequência, ela se sente uma estranha naquele lugar. Além disso, Ana não participou nem do velório de sua própria mãe.
Logo, quando Tereza começa a apresentar comportamentos estranhos, Ana passa a investigar os arredores da fazenda e toda a vizinhança. Porém, a realidade daquele lugar pode afetar até a sua cética percepção sobre a vida.
LEIA TAMBÉM: Crítica | Atena
Vale a pena assistir “Nada”?

Em suma, Nada não é filme para qualquer um. O silêncio em muitas cenas pode ser muito incômodo. A relação gelada das irmãs é inquietante e a confusão daquele cenário entra na cabeça de quem assiste. Dessa forma, a audiência acaba imaginando diversas hipóteses para os acontecimentos do filme.
Ao longo dos 92 minutos, não há um direcionamento para o caminho que o espectador deva seguir. A interpretação fica livre. A protagonista registra diversos depoimentos em busca de explicar o que se passa no interior para as pessoas da cidade, mas isso não fica claro. Seria uma reflexão sobre o impacto da tecnologia em nossas vidas? Não sabemos.
Por fim, Nada chega exclusivamente aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 31 de julho.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.