O que esperar da combinação: ilha paradisíaca, organizações criminosas e um senhor aposentado? Em Plano de Aposentadoria, filme dirigido por Tim J. Brown e distribuído pela A2 Filmes, essa combinação resulta em cenas de ação um tanto exageradas, mas de uma forma leve e até mesmo cômica.
No filme somos apresentados a história de Ashley (Ashley Greene) e Sarah (Thalia Campbell), mãe e filha que acabam se envolvendo acidentalmente em um grande esquema criminoso e agora suas vidas estão em perigo.
Para se livrar dessa situação, Ashley recorre ao seu pai, Matt (Nicolas Cage), um homem aposentado que vive nas Ilhas Cayman e não tem contato com a filha há muitos anos. No entanto, o que parecia ser o lugar perfeito para se refugiar, acaba sendo descoberto pelos criminosos e então começa uma intensa perseguição. O que ninguém sabia é que Matt esconde um importante segredo que muda toda essa situação.
É uma ação com comédia ou comédia com ação?
O início de ‘Plano de aposentadoria’ começa bem no estilo de filmes de ação, aquele ambiente noturno da cidade, tiro, perseguição e máfia. Logo após o cenário muda para a quente Ilha e conhecemos o personagem de Nicolas Cage, que de cara já adiciona um toque de humor no longa.
As cenas de ação são de fato extremamente mirabolantes, com personagens caricatos. Todo esse excesso e a forma como o filme apresenta isso contribui para o ar cômico que aos poucos vai se construindo.
Essas pitadas de comédia inseridas na produção é o que torna o filme, que em certos momentos parece não contar nada com nada, algo divertido e gostoso de assistir.
Uma história um pouco confusa
Sem dúvida, o desenvolvimento do filme é um pouco confuso. Ele introduz algumas tramas, mas não explora e no final as “resolve” sem nenhuma explicação coerente.
Quanto aos personagens, tudo é muito raso. Aliás, o roteiro apresenta alguns que não são desenvolvidos e a presença deles até confundem um pouco o acompanhamento da história.
O único personagem que tem um pouco mais de atenção em questão de desenvolvimento é Bobo (Ron Perlman). O mafioso discorre em alguns momentos sobre a dualidade moral junto com Sarah. Além disso, após o breve contato com a garota ele se sente “desconfortável” em cumprir uma ordem dada pelo seu chefe.
Vale a pena assistir Plano de Aposentadoria?
Mesmo com um roteiro um tanto confuso, ‘Plano de Aposentadoria’ é uma ótima opção para quem deseja assistir a um filme leve, divertido e com cenas de ação duvidosas.
O filme com distribuição da A2 Filmes está em exibição nos cinemas, aproveite para assistir e se descontrair com essa história.