O filme “Ritas” é um documentário brasileiro que homenageia a vida e a carreira da icônica “Rainha do Rock”, Rita Lee. Dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, o longa mergulha no universo pessoal e criativo da cantora. Também enfatiza a sua importância e a grande mulher que ela é.
O legado de Rita Lee contada por ela mesma
Primeiramente, “Ritas” é uma despedida sensível de uma artista que nunca teve medo de ser quem é. Com 80 minutos de duração, o documentário destaca a importância de Rita Lee, que vai muito além da música. Ademais, ela iniciou sua carreira em 1960, quando ingressou na banda Os Mutantes.
Posteriormente, se tornou símbolo da representatividade feminina ao defender a criatividade, autenticidade e ao revolucionar o rock brasileiro, então dominado majoritariamente pelos homens nos anos 60.

A história é conduzida pela própria Rita Lee, por meio de uma montagem construída com delicadeza e fidelidade à cantora. Sendo assim, o longa conta com entrevistas, gravações pessoais, imagens inéditas do cotidiano, bem como momentos em família, com seus animais de estimação, além de reflexões da cantora sobre a sua trajetória.
Muito mais do que uma narrativa cronológica, a obra nos apresenta os aspectos íntimos da da vida da artista e também seu processo criativo para suas canções e performances musicais. Nesse sentido, Rita Lee compartilha do seu acervo pessoal inédito e revela suas múltiplas facetas.
É Rita falando de Rita, como cantora, mãe, avó, escritora, ativista, poeta, instrumentista e ícone do rock nacional. Com seu olhar único, a artista consegue envolver e cativar o espectador através do seu humor ácido, doçura rebelde e sua genialidade. Além de ser diva do rock, a cantora também consegue transmitir com afeto o seu amor pelos animais.
Um reecontro seu público
“Ritas” conta de forma apressada a carreira e vida de Rita Lee. Com isso, o documentário evita se aprofundar nos momentos difíceis enfrentados pela artista. Também faltou explorar melhor sua evolução artística, sendo este um aspecto importante por inspirar cantoras de outras gerações.
Apesar disso, o filme é um reencontro íntimo entre Rita e seu público. O filme resgata memórias ao trazer a Ícone do Rock, que conta sobre suas reflexões, apresenta um pouco sobre o seu cotidiano e suas inspirações musicais de forma profunda e confidencial sobre ela mesma para seu público.
Trilha sonora e participações especiais

O documentário traz músicas importantes para a carreira de Rita Lee, que vão desde sua participação na Banda “Os Mutantes”, até sua carreira solo. Entre os destaques, estão: “Sucesso, Aqui Vou Eu”, “Mania de Você” e “Ovelha Negra”. Ainda mais, a narrativa conta com algumas participações especiais de Roberto de Carvalho e Arnaldo Baptista.
Entretanto, o filme surpreende ao revelar uma canção inédita que Rita Lee compôs. A música foi deixada especialmente para Maria Bethânia interpretar após seu falecimento.
Um tributo à musa do rock e à sua fé
Para os fãs e interessados em conhecer a carreira de Rita Lee, “Ritas” estreia em 22 de maio de 2025 nos cinemas do UCI Kinoplex, no Brasil. A própria artista escolheu está data como seu “novo aniversário”, eternizando seu legado. Assim, o dia ficou oficialmente reconhecido como “Dia de Rita Lee” na cidade de São Paulo.
“Coincidentemente”, a data também celebra o aniversário de Santa Rita de Cássia, santa pela qual a cantora tinha uma forte ligação espiritual por ser considerada a Santa das Causas Impossíveis.
Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.