Grupo Editorial Record é o novo parceiro responsável pela publicação do vencedor da premiação literária José Saramago

A 14ª edição do Prêmio Literário José Saramago irá abrir as inscrições em 20 de janeiro. Esse ano, a premiação conta com a parceria do Grupo Editorial Record, que será responsável pela publicação do livro premiado em 2026.

Além disso, o vencedor também terá sua obra publicada em Portugal pelo Grupo Porto Editora e recebe um prêmio no valor de 40 mil euros – equivalente a cerca de R$ 250 mil. 

Tudo que você precisa saber sobre o Prêmio Literário José Saramago

Criado em 1999, o prêmio é uma homenagem ao autor José Saramago, vencedor do Nobel de Literatura em 1998. Dessa forma, a premiação nasceu como um incentivo para jovens escritores. Assim como o próprio autor afirmava querer oferecer às novas gerações “a oportunidade que eu não tive”.

Ao longo dos anos, o prêmio revelou e consolidou nomes importantes da literatura contemporânea em língua portuguesa. Entre os autores já reconhecidos estão:

  • José Luís Peixoto;
  • Gonçalo M. Tavares;
  • Valter Hugo Mãe;
  • Adriana Lisboa;
  • Andréa del Fuego.

Em 2024, o prêmio consagrou o escritor português Francisco Mota Saraiva, vencedor com a obra “Morramos ao menos no porto”, publicada em 2025 pela Biblioteca Azul, selo da Globo Livros.

A trajetória literária de José Saramago 

Embora tenha publicado seu primeiro livro, “Terra do pecado”, em 1947, o reconhecimento de José Saramago só chegou décadas depois. Entretanto foi somente em 1982, aos 60 anos, com o lançamento de “Memorial do convento” que marcou uma virada em sua carreira.

Anteriormente, passou quase 20 anos afastado da ficção. Durante esse período atuou como mecânico, jornalista, tradutor e editor. A partir de 1976, decidiu se dedicar exclusivamente à literatura, caminho que culminou, em 1998, com a conquista do Nobel de Literatura.

Neste ano, a premiação contará com um júri presidido por Guilhermina Gomes, da Fundação Círculo de Leitores. A comissão será composta ainda por Pilar del Río, viúva de Saramago e representante da Fundação José Saramago; Joana Matos Frias, da Universidade de Lisboa; Clara Rowland, da Universidade Nova de Lisboa; Ana Lima Cecílio, do Grupo Editorial Record; além da escritora portuguesa Lídia Jorge, que participa como membro honorário.

Imagem de capa: Prêmio Literário José Saramago