O Festival do Rio recebeu o sucesso de bilheteria argentino Homo Argentum no Cine Odeon com a presença de Mariano Cohn
Na noite desta sexta-feira (10), o Geekpop News esteve presente na estreia de Homu Argentum no Festival do Rio. Sendo assim, a primeira exibição do filme argentino no Brasil ocorreu durante a Première Latina. A sessão foi realizada no Cine Odeon, na Cinelândia, Rio de Janeiro, e contou com a presença de um dos diretores do filme, Mariano Cohn.
A Première Latina integra a programação do Festival do Rio e celebra a riqueza e a diversidade do continente ao abrir espaço para novas vozes do cinema latino-americano. Portanto, ‘Homu Argentum’ se destaca nesta seleção como grande expoente do cinema argentino.
‘Homu Argentum’ é o mais novo trabalho da dupla de cineastas Gastón Duprat e Mariano Cohn. Os argentinos são responsáveis por outras produções de sucesso como ‘Meu Querido Zelador’, ‘O Faz Nada’ e ‘O Museu’ – todas disponíveis no Disney+. Dessa forma, a dupla retorna às telonas com este longa estrelado por Guillermo Francella, um dos atores mais prestigiados do cinema argentino.
LEIA TAMBÉM: CORAÇÕES NAUFRAGADOS | Começam as filmagens do longa de Caco Souza
Festival do Rio celebra o cinema argentino com ‘Homu Argentum’
Em ‘Homu Argentum’, Gastón e Mariano apresentam 16 esquetes protagonizadas do Guillermo. A comédia se trata de uma crítica social à realidade argentina cheia de humor e ironia. Dessa maneira, enquanto questiona a hipocrisia e outros aspectos culturais retratando diferentes caricaturas do povo argentino, o longa reverencia a era de ouro do cinema italiano.
Mariano Cohn contou ao Geekpop News como surgiu a ideia de fazer o ‘Homu Argentum’:
“A ideia surgiu com o Gastón e o Guillermo Francella. O Guillermo nos apresentou um filme chamado ‘Os Monstros’ e ‘Os Novos Monstros’, produções italianas dos anos 70 feita em formato de esquetes. Era uma época muito especial na Itália. Nós estávamos gravando ‘Meu Querido Zelador’ e, entre uma temporada e outra, pensamos: ‘E se a gente fizesse um filme?’. Achamos que era um ótimo momento na Argentina para isso.”
Homu Argentum e o Brasil
O filme produzido pela Pampa Films e distribuído pela Walt Disney Company já ultrapassou a marca de um milhão de espectadores, a maior bilheteria da Argentina pós-pandemia.
Mariano falou ainda sobre o objetivo do filme:
” (…) em um momento em que o cinema está tão cheio de correção política, talvez até em excesso, com tanto foco na arte e na cultura, esse filme chega para trazer um pouco de pimenta, de acidez, e para rir de certas coisas que hoje parecem proibidas, tanto na Argentina quanto em outros países. Então, acredito que não é algo que serve só para a Argentina, mas também para o Brasil e para o mundo. “
Após a estreia no Cine Odeon, outras três sessões serão realizadas ao longo do festival. No sábado (11), será às 16h, no Cinesystem Belas Artes 6. Enquanto no domingo (12), será às 15h45, na Reserva Cultural Niterói 2. Por fim, a última exibição será quarta-feira (15), às 16h30, no Estação NET Botafogo 1.
Homo Argentum estreia nos cinema brasileiros em 20 de novembro de 2025.
Imagem de capa: Ana Clara Paiva
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.