Você já jogou algum jogo da série Final Fantasy? Se a resposta for sim, você sabe o quanto essa franquia é incrível e marcante. Porém, se a resposta for não, você está perdendo uma das melhores experiências da sua vida que os jogos de Final Fantasy podem oferecer e precisa conhecer a ordem cronológica deles!

A franquia é uma lenda no mundo dos jogos, uma saga que começou em 1987 e continua até hoje, conquistando fãs de todas as idades.

A série em si, não tem uma ordem de sequência como um grande arco principal. Portanto, a melhor opção é jogar na ordem de lançamento ou plataforma disponível pelo usuário.

Então, separamos os principais títulos da série em ordem cronológica e contamos por que eles são tão especiais.

Os Clássicos (1987 – 1994)

Fonte: Canal Final Fantasy via YouTube

Final Fantasy I ao VI: Esses foram os jogos que deram origem à série. Lançados para o Nintendo Entertainment System e o Super Nintendo, eles tinham gráficos simples, mas charmosos, bem como trilhas sonoras memoráveis.

Foram os primeiros do gênero RPGs, com seus sistemas de combate, exploração, magia e itens. Cada jogo tinha uma história diferente, mas todos envolviam um grupo de heróis lutando contra um grande mal.

O destaque vai para o quarto jogo da série, considerado até então por muitos o melhor, com sua trama épica e seus personagens carismáticos.

O jogo que mudou tudo (1997)

Fonte: Canal Game Trailers United via YouTube

Lançado para o PlayStation, Final Fantasy VII, foi o primeiro da série a usar gráficos 3D, que na época eram impressionantes. Este foi o jogo que mudou tudo. Afinal, ele também foi o primeiro a ter cenas em vídeo, que davam mais emoção e dramaticidade à história.

E que história! Esse clássico conta a saga de Cloud, um ex-soldado que se junta a um grupo de rebeldes enquanto luta contra uma corporação maligna que está sugando a energia do planeta.

No meio do caminho, ele enfrenta seu arqui-inimigo Sephiroth, um vilão icônico e assustador. Porém, quem não se lembra da cena da morte de Aerith, uma das mais tristes e chocantes dos games!

Emoções e Fantasia em Final Fantasy VIII (1999)

Fonte: Canal Fasmatic via YouTube

O sucessor de Final Fantasy VII não ficou atrás, sobretudo em qualidade. Lançado também para o PlayStation, ele trouxe gráficos ainda melhores e um enredo mais maduro.

O jogo narra a história de Squall, um estudante de uma academia militar que se envolve em uma guerra entre nações. Ele também se apaixona por Rinoa, uma jovem líder de uma resistência.

O jogo mistura elementos de ficção científica e fantasia, que ao mesmo tempo tem um sistema de magia baseado em criaturas chamadas Guardian Forces. O jogo é uma montanha-russa emocional, que nos faz torcer, sofrer e se surpreender com os personagens.

De volta as suas raízes (2000)

Fonte: Canal MegaLazergame via YouTube

Depois de dois jogos mais realistas, a série voltou às suas raízes com Final Fantasy IX. Lançado também para o PlayStation, ele resgatou elementos de fantasia e humor dos jogos clássicos.

Final Fantasy IX conta a aventura de Zidane, um ladrão que sequestra a princesa Garnet, mas acaba se tornando seu aliado. Logo, eles são acompanhados por Vivi, um mago negro fofo e inocente, juntamente com outros personagens divertidos.

O jogo é uma homenagem aos fãs da série, com várias referências e easter eggs dos jogos anteriores.

A Era do PlayStation 2 (2001)

Fonte: Playscope via YouTube

Com a chegada do PlayStation 2, a série ganhou um novo salto de qualidade. Final Fantasy X foi o primeiro jogo da série a ter dublagem completa, o que deu mais vida e personalidade aos personagens.

Da mesma forma, ele também foi o primeiro a ter um sistema de combate totalmente em tempo real, sem telas de transição. Final Fantasy X nos leva para Spira, um mundo ameaçado por uma criatura gigantesca chamada Sin.

O protagonista é Tidus, um jogador de um esporte aquático que é transportado para Spira. Ele se junta a Yuna, uma jovem que pode invocar os Aeons, seres poderosos que podem combater Sin.

O jogo tem uma das histórias mais comoventes da série, com um final surpreendente e emocionante.

O Primeiro jogo Online da série (2002)

Fonte: Canal Final Fantasy via YouTube

O primeiro jogo online da série, Final Fantasy XI foi uma experiência diferente para os fãs. Afinal, fora lançado para o PlayStation 2 e o PC, permintindo que os jogadores explorassem o mundo de Vana’diel com outros jogadores de todo o mundo.

O jogo tinha várias classes, raças, missões, monstros e chefes para escolher. Além disso, ele também tinha uma história principal, dividida em várias expansões, que envolvia os conflitos entre as nações de Vana’diel e as ameaças de antigas civilizações.

Final Fantasy XI foi um sucesso, o que dessa forma fez ser o jogo mais lucrativo da série.

Dando tchau a era do PlayStation 2 (2006)

Fonte: Canal PlayStation via YouTube

O último jogo da série para o PlayStation 2, Final Fantasy XII foi um dos mais ambiciosos e inovadores. O mesmo se passa em Ivalice, um mundo já conhecido de outros jogos da Square Enix, como Final Fantasy Tactics e Vagrant Story.

Assim, contando com um sistema de batalha em tempo real, sem menus, o que permite ao jogador controlar livremente os personagens e usar gambits, comandos pré-definidos que automatizam as ações. Além disso, também ganha um mundo vasto e detalhado, com vários lugares para explorar e caçar monstros.

Finalmente, a história de Final Fantasy XII é focada na política e na guerra, e acompanha Vaan, um jovem órfão que se envolve na resistência contra o império que domina sua terra. Sendo igualmente ajudado por Ashe, a legítima herdeira do trono, e Balthier, um pirata dos ares.

O primeiro lançamento para o PS3 (2009)

Fonte: Canal Square via YouTube

O título teve uma aceitação muito grande por ser o primeiro lançamento para o PS3 mas as melhorias que vimos nos títulos anteriores, quando fizeram a transição para os consoles da “nova” geração, acabaram criando padrões elevados para o Final Fantasy XII. Infelizmente, o jogo teve uma entrega ruim com uma jogabilidade muito inferior.

Final Fantasy XV (2016)

Fonte: Canal PlayStation via YouTube

Final Fantasy XV, teve uma abordagem mais leve na sua construção o que por outro lado dividiu e muito os fãs. Nesse sentido a empresa se arriscou com essa versão, apresentando muito mais um estilo de RPG ocidental do que o qual estamos acostumados. Como resultado, fez com que o jogo ficasse muito diferente dos anteriores.

Do mesmo modo, foram acrescentadas algumas habilidades e missões individuais criando uma jogabilidade interessante, permitindo um nível maior de energia nos personagens. 

Final Fantasy XVI

Fonte: Canal PlayStation via YouTube

O jogo mais recente da cronologia, para PlayStation 5, apresenta vários ambientes segmentados abertos que o jogador pode explorar, além de mais ação.

A história se passa no mundo ficcional de Valisthea, um local dividido em seis países diferentes que mantém seus poderes por meio de cristais mágicos e aqueles que podem controlar monstros colossais e elementais chamados Eikons. Ao passo que tensões entre os países aumentam, uma praga mágica passa a consumir e secar toda vida na terra.

A narrativa acompanha Clive Rosfield, guardião de seu irmão mais novo Joshua, que testemunha a destruição de seu país e se envolve no conflito cada vez maior entre as nações de Valisthea e o poder secreto por trás do surgimento de um novo e até então desconhecido Eikon de fogo.

Final Fantasy, uma experiência única

Final Fantasy é uma série que sempre se reinventa e se supera. Como resultado, cada jogo é uma obra de arte, que nos faz viajar por mundos incríveis e nos emocionar com histórias e personagens marcantes.

Portanto se você é um fã da série, sabe do que estamos falando. Contudo se você nunca jogou, não perca tempo e comece já a sua jornada. Você não vai se arrepender de começar essa super jornada pelos jogos de Final Fantasy e sua ordem cronológica.

É mais do que um jogo, é uma experiência única.