A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 fornece um panorama detalhado sobre o comportamento dos jogadores brasileiros, abrangendo aspectos como plataformas preferidas, faixa etária dos usuários, entre outros. Acima de tudo, este estudo evidencia a crescente importância dos jogos eletrônicos no cenário de entretenimento e socialização do país.

Além disso, a edição deste ano se destaca por apresentar dados inéditos sobre o impacto das Inteligências Artificiais (IAs) para o público, representando um avanço significativo na compreensão das novas tecnologias e suas influências no universo dos jogos.

Dados da PGB 2024 enfatizam que 61% dos jogadores de smartphone são mulheres e a maioria prefere dispositivos com sistema Android.
(Divulgação: PGB – Pesquisa Game Brasil/Theogames)

PGB 2024: a popularidade e crescente importância dos jogos entre os brasileiros

A nova edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024, realizada pelo SX Group e Go Gamers, em colaboração com a Blend New Research e ESPM, traz um perfil atualizado dos jogadores digitais brasileiros.

Incluindo uma seção inédita sobre experiências em jogos, essa edição revelou que 85,4% dos brasileiros veem os jogos eletrônicos como uma forma principal de diversão. Entrevistando 13.360 pessoas em todos os estados e Distrito Federal, constatou-se que 73,9% dos brasileiros curtem jogos digitais. Como resultado, houve um aumento de 3,8% em relação aos resultados de 2023.

“Cada vez mais os games tem um papel importante no dia a dia do jogador brasileiro, se consolidando como uma plataforma de diversão, motivação, socialização e identidade.”

Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.
(Divulgação: PGB – Pesquisa Game Brasil/Theogames)

A diversidade no meio gamer

Nos últimos anos, o consumo de jogos eletrônicos pelas mulheres aumentou significativamente, especialmente em smartphones, equilibrando a distribuição de gênero dos jogadores em 2024. Em contrapartida, os índices mostram um envelhecimento do público gamer, com maior participação nas faixas de 30 a 39 anos.

“O retrato dos jogadores de jogos digitais está cada vez mais em linha com o censo demográfico e socioeconômico do Brasil. A presença das mulheres liderando o consumo, a representatividade de pretos e pardos dentro do mercado de jogos digitais e com a ascensão de classes sociais com menor poder aquisitivo tendo o smartphone como plataforma.”

Guilherme Camargo, sócio do SX Group e professor na pós-graduação da ESPM.

A etnia negra representa a maioria dos gamers no Brasil. Como observado em edições anteriores, a maioria dos gamers BR é de origem negra (52,3%), quando se somam aqueles que se identificam como pretos (11,2%) ou pardos (41,2%).

Agora, quanto aos grupos socioeconômicos, a classe média domina o perfil socioeconômico dos jogadores. A PGB 2024 revela que a maioria dos gamers brasileiros ainda pertence à classe média (B2, C1 e C2), totalizando 64,8%. Enquanto as classes média-alta e alta também têm representação significativa.

(Divulgação: PGB – Pesquisa Game Brasil/Theogames)

Smartphone segue como plataforma favorita

O fácil acesso, a ampla oferta de jogos e a mobilidade fazem dos celulares os preferidos entre jogadores brasileiros, liderando com 48,8%. Computadores, incluindo desktops e notebooks, recuperaram a segunda posição com 22,6%, seguidos de perto pelos consoles com 21,7%.

A pesquisa PGB de 2024 mostra uma pequena queda no uso de dispositivos móveis em comparação com o ano anterior, mas eles continuam sendo significativamente mais populares. Contudo, há variações no comportamento dos gamers baseadas no dispositivo de escolha.

“Os jogadores de consoles tendem a buscar uma experiência mais social, valorizando a interação com comunidades online, além de terem um apego à nostalgia. Por outro lado, os jogadores de computador buscam uma experiência mais imersiva, têm preferência por grandes franquias, gostam de explorar uma variedade de jogos e se assumem como gamers. Por fim, os jogadores de dispositivos móveis valorizam a conveniência, a acessibilidade e preferem jogos mais casuais. Eles tendem a se engajar menos com a comunidade de jogadores.”

Carlos Silva, sócio da Go Gamers.
(Divulgação: PGB – Pesquisa Game Brasil/Theogames)

Os níveis de experiências nos jogos digitais

A PGB 2024 destaca o impacto do envolvimento dos jogadores em relação aos jogos digitais. Fatores como motivação pessoal, necessidade e contexto de vida desempenham um papel crucial na hora de jogar.

A maioria dos jogadores valoriza sua identidade no jogo, com 70,8% exibindo orgulho em seus times ou guildas. Além disso, os jogos online promovem conexões significativas, com 82,4% fazendo amizades durante partidas online e 71% se sentindo mais motivados em competições contra outros jogadores.

Do mesmo modo, 70,6% se sentem mais bem-humorados quando jogam online e 76,8% sentem que jogos são uma maneira de relaxar, se sentir melhor e até aprender uma nova habilidade. 

“Percebemos que os games têm aparecido com maior frequência no cotidiano do brasileiro e isso mostra o grande impacto que os jogos digitais têm na vida dos jogadores. As pessoas têm feito amizades e construído uma identidade da qual elas se orgulham.”

Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM. 
(Divulgação: PGB – Pesquisa Game Brasil/Theogames)

A relação pais e filhos com jogos digitais

A PGB 2024 fornece um panorama revelador dos hábitos de jogo de crianças e adolescentes menores de 15 anos, refletindo uma tendência crescente dos comportamentos associados ao gaming nessa faixa etária.

No geral, 82,8% das crianças e adolescentes menores de 15 anos jogam jogos eletrônicos, com smartphones sendo a plataforma mais popular (45,3%). Além disso, 44,1% jogam diariamente, e a maioria (43%) joga entre 1 e 3 horas por sessão, segundo os pais entrevistados.

“As crianças não estão sozinhas no seu momento de diversão. Os pais se dizem envolvidos com os jogos dos filhos, com 73,4% jogando com eles. Isso pode ser visto como um indicativo positivo da interação familiar em torno dos games. No entanto, 53,5% dos pais têm ressalvas sobre os filhos jogando jogos eletrônicos, o que pode sinalizar preocupações com o tempo de tela ou o conteúdo dos jogos.”

Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM.
(Divulgação: PGB – Pesquisa Game Brasil/Theogames)

Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 | Saiba mais sobre:

Referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, a Pesquisa Game Brasil (PGB) existe desde 2013, e é desenvolvida e produzida pelo SX Group e Go Gamers em parceria com a Blend New Research e ESPM. Toda a pesquisa é desenvolvida com questionários proprietários com uma ampla cobertura e tópicos que envolvem o público gamer e todo o seu ecossistema, no Brasil e na América Latina — em países-chave como Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México. A Go Gamers é a unidade de negócios responsável pelo desenvolvimento, produção e publicação da pesquisa anualmente dentro dos canais oficiais: www.pesquisagamebrasil.com.br e www.gogamers.gg. — Reprodução: Pesquisa Game Brasil (PGB)

A pesquisa PGB 2024 já está disponível. Para acessar a pesquisa completa, acesse o site oficial e leia na íntegra.

Redator em experiência sob supervisão de Levi Gois Pires


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