O cinema é uma máquina do tempo. Através dele, viajamos para mundos desconhecidos, revisitamos memórias e nos conectamos com personagens que transcendem a tela. Ghostbusters: Apocalipse de Gelo é um desses veículos mágicos que nos transporta para um passado nostálgico, enquanto nos apresenta uma visão renovada.

O Filme

Dirigido por Gil Kenan, o filme é uma carta de amor aos fãs da franquia original. Somos levados de volta à icônica base dos Caça-Fantasmas em Nova York, onde a família Spengler enfrenta uma força maligna desencadeada por um artefato antigo. Mas não se engane: este não é apenas um passeio pela memória. É uma aventura épica que mistura o velho e o novo de maneira habilidosa.

História

Ambientado na atualidade em Nova York, o filme acompanha a investigação de um item mágico que revela o poder de uma nova entidade. Sequência direta de Ghostbusters: Afterlife (2021), o quarto filme da franquia tradicional, Apocalipse de Gelo aprofunda a relação entre as novas e antigas gerações de Caça-Fantasmas.

Um artefato ancestral desencadeia o caos na cidade, servindo como gatilho para a ameaça sobrenatural que trará de volta a Era do Gelo e todos os fantasmas da cidade. Essa ameaça também introduz um novo “herói” na história, misturando ancestralidade e modernidade.

Ghostbusters - Apocalipse de Gelo
Imagem: Divulgação

A Nova (e a Velha) Geração de Caça-Fantasmas arrasam em tela

Paul Rudd, Carrie Coon, Finn Wolfhard e Mckenna Grace formam a nova geração de Caça-Fantasmas. Apesar de atuações competentes, ainda buscam a química perfeita.

Paul Rudd interpreta Gary, antigo professor de Phoebe e agora companheiro de Carrie, mãe de Phoebe e Trevor, atuando como um novo líder da equipe. A neta de Spengler é fundamental na investigação dos eventos sobrenaturais e traz a maior carga emocional da história. O roteiro limita a personagem, impedindo-a de alcançar todo seu potencial. Apesar de forte e importante, sua participação poderia ter sido mais explorada. Já seu irmão, Trevor (Finn Wolfhard), é desperdiçado como alívio cômico sem grande impacto.

O retorno dos Caça-Fantasmas originais, Dr. Peter Venkhman (Bill Murray), Dr. Raymon Stantz (Dan Aykroyd) e Winston Zeddemore (Ernie Hudson), é a grande atração do filme. As cenas com os personagens originais injetam humor e carisma, mesmo com participações reduzidas.

A dinâmica entre as duas gerações de Caça-Fantasmas é um dos pontos fortes do filme, proporcionando momentos divertidos e emocionantes, com algumas ressalvas. O retorno do Prefeito Lenny e a aparição de Geleia são surpresas agradáveis e assim como elementos icônicos da franquia, como o Ecto-1, a própria sede dos Caça-Fantasmas e a música tema original.

Vários pontos fracos somados fazem diferença no final? Sim, fazem!

Alguns personagens, como os interpretados por Kumail Nanjiani e Patton Oswalt, ficam em segundo plano. O roteiro é simples e previsível, com alguns clichês do gênero, mas isso não desabona o trabalho dos roteiristas. Porém, a história poderia ter explorado melhor a relação entre as duas gerações de Caça-Fantasmas, criando uma dinâmica mais interessante e aprofundada. Em muitos momentos parece não haver qualquer conexão entre eles, e isso acaba sendo um certo desprazer de ver.

O ritmo do filme é irregular, com momentos empolgantes intercalados por cenas arrastadas, o que nos leva a não compreender exatamente a intenção final da obra. A direção de Gil Kenan opta por um estilo mais sombrio e sério, distanciando-se do humor irreverente dos filmes originais. Essa mudança de tom pode agradar alguns fãs, mas também afastar outros que preferem a leveza e o humor característico da franquia. Acredito que

O vilão, apesar de todo seu poder e marketing feito pela Sony, não está à altura do vilão Vigo do segundo filme (e olha que ele foi terrível). É decepcionante, xoxo, fraco e não assusta nem um pouco.

Vale a pena assistir?

Ghostbusters: Apocalipse de Gelo é um filme divertido que pode agradar aos fãs da franquia, principalmente pela nostalgia. Apesar das falhas, o filme oferece um bom nível de entretenimento e é uma boa opção para quem procura diversão e nostalgia. Ver os antigos caça-fantasmas na tela grande é sempre um prazer!


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.