Apesar de grande popularidade em 2025, concorrência influencia o número de vitórias de um dos cargos-chefes da Apple TV
“Ruptura“, série de ficção da Apple TV e um dos grandes destaques da temporada de premiações, voltou para casa sem estatuetas. A obra de Dan Erickson e Ben Stiller concorria em quatro categorias de drama, sendo elas Melhor Ator e Melhor Atriz em Série de Drama, Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama e Melhor Série de Drama.
Tramell Tillman, que interpreta Seth Milchick no drama, não venceu a categoria de Melhor Ator Coadjuvante, perdendo a estatueta para Owen Cooper, de Adolescência (Netflix). E também, os protagonistas Adam Scott e Britt Lower, responsáveis por dar vida a Mark S./Mark Scout e Helly R./Helena Eagan, foram para casa de mãos vazias. Ainda mais, a série perdeu o prêmio principal para “The Pitt”, da HBO Max.
Há um ano, Ruptura tomava as rédeas das discussões na internet, atraindo mais atenção e popularidade com o passar dos dias. Do primeiro episódio da temporada até o último e mais divisivo, “Cold Harbor”, a série virou tópico de conversas na vida real e promoveu sequências de teorias online. O que será que aconteceu no meio do caminho?
Concorrência forte e timing de lançamento
O Emmy 2025 já havia sido um indício de que a força e o momentum que a série vinha construindo foram diminuindo no decorrer dos meses. Com o fim da segunda temporada indo ao ar em março daquele ano, a audiência de críticos e telespectadores comuns teve chance de prestar atenção em outras obras. Apesar de uma campanha forte, é evidente que “Ruptura” não é mais o assunto principal de toda conversa.

Assim, no Globo de Ouro 2026 o saldo foi negativo. Desde setembro, Noah Wyle, como protagonista e produtor executivo de “The Pitt”, tem conquistado as estatuetas mais importantes do drama televisivo. No Emmy 2025 e no Critics Choice Award 2026, Wyle foi o concorrente mais forte de Scott, Erickson e Stiller, e acabou saindo por cima.
Leia também: Emmy® 2025 | Tramell Tillman vence Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama
Enquanto Lower não lidou com concorrência tão forte em 2025, Rhea Seehorn, estrela principal de “Pluribus” (Apple TV), domina 2026. Com a criação do veterano Vince Gilligan, Seehorn assumiu o protagonismo e tem recebido suas flores. Assim, sua campanha ganha cada vez mais força, e as chances de Lower levar uma estatueta para casa foram reduzidas.
O que esperar da terceira temporada?
Tudo depende da concorrência que vai compor a trajetória de “Ruptura” nas próximas temporadas de premiação, e de como a equipe pretende se colocar no panorama cultural. A série é conhecida por sua produção excessivamente demorada, então tornar o processo menos lento para a terceira temporada talvez seja uma saída interessante.
Mas, apesar dos fatores externos, se a série continuar a alimentar seu universo próprio e unicamente peculiar, as chances são de que o impacto seja duradouro e suas chances continuem estáveis.
Todas as temporadas de “Ruptura” estão disponíveis no catálogo da Apple TV.