Em junho, a Livraria Leitura celebra 58 anos de história, consolidando-se como a maior rede de livrarias físicas do Brasil. Desde 1967, quando abriu as portas na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte, a Leitura vem transformando o ato de ler em experiência.
Hoje, com 123 lojas em 24 estados, a rede tornou-se referência nacional em acesso à cultura, incentivo à leitura e conexão com o público. “Comemorar 58 anos é reafirmar nosso amor pelos livros e pelas pessoas. Cada loja nasce para inspirar”, destaca Marcus Teles, presidente da Leitura.
Antes de mais nada, ao longo das décadas, a empresa não parou de inovar. Um dos exemplos é o portal “Se Liga na Leitura” (seliganaleitura.com.br), que amplia o alcance da marca. Nesse sentido, além de livros, a Leitura oferece revistas, itens geek e papelaria, transformando suas unidades em centros culturais e pontos de encontro.
“A experiência do cliente é o coração da nossa estratégia”, afirma Teles. “Queremos que as pessoas gostem de estar ali e queiram voltar.” Layouts confortáveis, variedade, promoções e eventos fazem das lojas um espaço onde cultura e convivência caminham lado a lado.
Então, mesmo em tempos de comércio digital, a Leitura investe em presença física. “É preciso encantar o cliente, não só vender”, diz Teles. Com responsabilidade financeira, a empresa projeta crescimento sustentável: “Vamos abrir ao menos sete lojas e vender 12 milhões de livros em 2025.”
Por fim, mais que números, a Livraria Leitura celebra um legado vivo. Meio século depois, o sonho de 1967 segue pulsando, virando páginas com o Brasil inteiro.
Leia também: Isabelle Anchieta fala sobre “Revolucionárias” na Livraria Travessa
Para mais publicações sobre livros, autores e sagas sigam nosso perfil GeekPopBooks no Instagram