Prêmio dos críticos de Nova York destaca o longa e o ator, marcando mais uma conquista internacional para o cinema brasileiro

O Agente Secreto, filme do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, segue conquistando reconhecimento internacional. Primeiro, estreou no Festival de Cannes 2025, onde venceu dois prêmios: Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura. Ainda em Cannes, o filme ganhou o prêmio da crítica da FIPRESCI e a premiação de Cinema de Arte. Agora, conquistou duas categorias pela New York Film Critics Circle (NYFCC), uma organização composta por críticos de cinema de Nova York, considerada uma das premiações mais importantes dos Estados Unidos.

O New York Film Critics Circle anunciou que o filme venceu na categoria de Melhor Filme Internacional e também garantiu o prêmio de Melhor Ator para Wagner Moura. Com as novas vitórias, o filme soma 26 prêmios, que consolidam o reconhecimento do filme fora do Brasil e reforçam a força do cinema nacional no cenário internacional.

Essa é a primeira vez que um ator brasileiro vence a categoria de atuação na premiação. Além disso, Kleber Mendonça Filho já havia conquistado o prêmio de Melhor Filme Internacional por Bacurau, em 2020, marcando seu reconhecimento pela segunda vez na categoria.

A premiação não tem correlação com o Oscar, pois os votantes são distintos. Porém, o reconhecimento internacional oferece visibilidade ao filme no cenário das premiações, já que ele se mostra um forte concorrente para a próxima temporada.

LEIA MAIS: “O Agente Secreto” é três vezes favorito ao Oscar pela Variety

“O Agente Secreto” tem se mostrado forte perante críticos e premiações

O filme começou a ser exibido nos Estados Unidos na última quarta-feira (26) e, desde então, tem recebido reações positivas. Nesta quinta-feira (4), Wagner Moura receberá o IndieWire Honors por sua atuação. Além disso, a agenda não para por aí: na sexta-feira (5), o Critics’ Choice Awards revelará seus indicados, e O Agente Secreto está na lista de pré-indicados, abrindo uma chance na primeira premiação do próximo ano, marcada para 4 de janeiro.

No mês passado, a Vitrine Filmes, distribuidora do filme no Brasil, anunciou uma quebra de recordes. O filme se tornou o maior da carreira do diretor Kleber Mendonça Filho e também o lançamento mais bem-sucedido da distribuidora. O filme se encaminha para se tornar o segundo longa brasileiro lançado em 2025 a alcançar 1 milhão de espectadores.

Com esse conjunto de conquistas, “O Agente Secreto” reafirma a força do cinema brasileiro no cenário internacional e mostra que o talento de Kleber Mendonça Filho e de Wagner Moura continua a conquistar críticos e público ao redor do mundo. O filme não apenas quebra recordes em seu país de origem, como também abre caminhos para uma temporada de premiações promissora no exterior.

Imagem de capa: Reprodução/Vitrine Filmes
Matéria sobre supervisão de Mário Guedes