O Último Episódio é uma obra de Maurílio Martins desenvolvida pela produtora mineira Filmes de Plástico

A Filmes de Plástico anunciou a estreia de seu novo filme O Último Episódio, do diretor Maurílio Martins. Após o sucesso de outros títulos, como Marte Um, a produtora aposta neste novo projeto reforçando o DNA e as raízes de Minas Gerais, como pontos de partida. Logo, o filme chega aos cinema em outubro.

O cenário da trama adolescente é a cidade de Contagem (MG), o início da década de 90. Assim, o jovem Erik, de 13 anos, tentando conquistar o coração de Sheila acaba inventando a história de que possui a fita lendário do último episódio de Caverna do Dragão. O desenho ficou muito famoso no anos 80, por isso naquele período a existência do objeto já era uma raridade.

Portanto, os amigos do menino precisam tirá-lo da enrascada na qual se meteu. Porém, o que o grupo vai fazer para ajudar Erik é o que o público vai descobrir na estreia de “O Último Episódio”. O filme promete brincar com a nostalgia do público sobre uma época em que os desenhos exibidos na TV moldavam gerações.

O elenco da produção traz Matheus Sampaio como protagonista e conta a participação de Rejane Faria (Marte Um), Babi Amaral (No Coração do Mundo) e os cineastas Gabriel Martins e André Novais Oliveira.

A trilha sonora do longa se destaca como um espetáculo à parte. John Ulhôa e Richard Neves, da banda Pato Fu, a idealizaram e incluíram uma interpretação inédita do clássico dos anos 80, “Qualquer Jeito”. A canção, eternizada por Xuxa, agora ganha nova versão na voz de Fernanda Takai.

Sinopse de “O Último Episódio”

Erik alimenta uma paixão platônica por Sheilla e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o último episódio do célebre desenho “Caverna do Dragão”. Com a ajuda de seus melhores amigos, ele precisa criar uma solução para a enrascada em que se meteu.

Por fim, O Último Episódio chega aos cinemas em outubro de 2025.

Imagem de capa: Filmes de Plástico

Matéria atualizada em 28/08/2025 às 16h47 por Ana Clara Paiva, Editora-chefe. Alteração: correção do nome da música “Qualquer Jeito”.