“Os zumbis são um espelho: eles refletem nossos medos e nossas falhas como sociedade.” Living DeadGeorge A. Romero

Hoje falaremos sobre o pai dos zumbis no cinema, George A. Romero e a melhor ordem para assistir os filmes da franquia “Living Dead” (Mortos Vivos). Quem não gosta de um filme ou jogo de terror com zumbis? Essas criaturas sempre estão em nossos imaginários.

George Andrew Romero é uma referência para o terror sendo o principal nome quando falamos de filmes de zumbis. A abordagem em seus filmes não só redefiniu os zumbis como também trouxe um forte conteúdo social e político, o transformando em um visionário e mestre do cinema. Romero nasceu em 1940 e morreu em 2017 deixando um legado eterno no cinema e na cultura pop.

Romero transformou os zumbis de criaturas sobrenaturais em seres impulsionados por questões biológicas, fundamentando-os no medo e nas ansiedades da sociedade. Seus filmes frequentemente traziam fortes comentários sociais como racismo, consumismo, militarismo e desigualdade social.

Suas produções influenciaram cineastas como Quentin Tarantino, Guillermo del Toro e Edgar Wright, dentre outros. Além disso, serviu de inspiração para jogos como Resident Evil e Left 4 Dead.

Os filmes da franquia “Living Dead” (Mortos Vivos)

Os filmes da franquia “Living Dead” (Mortos Vivos) de Romero são divididos em duas trilogias.

A primeira é formada por A Noite dos Mortos-Vivos (1968), Despertar dos Mortos (1978) e Dia dos Mortos (1985). 20 anos depois, Romero retorna com sua segunda trilogia formada por Terra dos Mortos (2005), Diário dos Mortos (2007) e A Ilha dos Mortos (2009).

Assistindo as duas trilogias nesta sequencia, já dá para entender todo o universo. Entretanto, para entender melhor em relação de fase de infestação, fizemos uma lista considerando os acontecimentos dos filmes.

Então pegue sua pipoca, seu refrigerante e aproveite para curtir!

1 – “Night of the Living Dead” (A Noite dos Mortos-Vivos) – 1968

Night of the Living Dead
Imagem: Reprodução

A história acontece praticamente no dia 01 de infestação. Após visitar o túmulo do pai em um cemitério isolado, Barbara e seu irmão Johnny são atacados por uma figura misteriosa. Barbara foge para uma fazenda próxima em Pittsburgh, Pensilvânia, onde encontra Ben, outro sobrevivente. Eles se abrigam em uma casa aparentemente deserta, mas logo descobrem que estão cercados por mortos-vivos famintos por carne humana.

Enquanto zumbis se acumulam do lado de fora, tensões aumentam dentro da casa, à medida que outros sobreviventes aparecem e conflitos sobre como escapar ou se defender começam a surgir. Isolados e sem informações claras, o grupo luta para sobreviver não apenas aos ataques dos mortos, mas também às suas próprias divisões internas.

2 – “Diary Of The Dead” (Diário dos Mortos) – 2007

Diary Of The Dead
Imagem: Reprodução

O filme toericamente ocorre a partir do 3º dia de infestação, já que os personagens não possuem praticamente nenhuma informação sobre o ocorrido.

Enquanto filmam um projeto estudantil em uma floresta, um grupo de estudantes de cinema liderado por Jason Creed descobre que o mundo está sendo tomado por uma misteriosa infestação de mortos-vivos que atacam os vivos. Perplexos e assustados, eles decidem documentar os eventos enquanto tentam escapar do caos crescente.

Ao longo do caminho, os jovens enfrentam zumbis, a desintegração da sociedade e dilemas éticos sobre a natureza da verdade e da sobrevivência. Através das lentes da câmera, o grupo captura tanto o horror da epidemia quanto a reação humana à crise, desde a luta pela sobrevivência até o sensacionalismo nas redes de comunicação.

3 – “Survival of the Dead” (A Ilha dos Mortos) – 2009

Survival of the Dead
Imagem: Reprodução

O filme possui alguns flashbacks para o dia 4 e 6 de infestação. E o restante ocorre provavelmente na noite do dia 27 e 28.

Em uma ilha remota, duas famílias rivais — os O’Flynns e os Muldoons — lutam por controle enquanto o mundo é devastado por uma infestação de zumbis. Patrick O’Flynn acredita que os mortos-vivos devem ser exterminados imediatamente, enquanto Seamus Muldoon defende que os zumbis devem ser mantidos “vivos” na esperança de que possam ser curados ou reabilitados.

Enquanto a tensão entre os clãs aumenta, um grupo de sobreviventes, liderado por Sarge “Nicotine” Crocket, chega à ilha em busca de refúgio. Eles logo descobrem que o conflito entre os O’Flynns e os Muldoons é tão perigoso quanto os zumbis que os cercam.

4 – “Dawn of the Dead” (O Despertar dos Mortos) – 1978

Dawn of the Dead
Imagem: Reprodução

Ocorre cerca de três semanas se passaram desde os eventos de “Noite”, a crise dos mortos-vivos está saindo do controle, as autoridades estão sobrecarregadas. Estamos testemunhando o tecido da civilização se desfazendo.

Cobre os meses 2-7 (talvez 8) do surto. Em algum momento entre os dias 6 e 27 em Survival, o público, a mídia e o governo finalmente concordam que esta é uma verdadeira epidemia de zumbis. Dawn começa três semanas depois dessa data desconhecida (os apresentadores de notícias no ar afirmam ter discutido entre si sobre o que fazer com os zumbis por três semanas) e dura vários meses (Francine está grávida de alguns meses, mas não está mostrando no início, e está quase pronta para estourar no final do filme).

O mundo está em colapso enquanto uma infestação de mortos-vivos se espalha rapidamente. Em meio ao caos, quatro sobreviventes — dois jornalistas de uma emissora de TV, Stephen e Francine, e dois membros da SWAT, Peter e Roger — fogem de helicóptero em busca de segurança. Eles encontram refúgio em um shopping center aparentemente abandonado.

Enquanto se barricam contra hordas de zumbis e saqueadores, os sobreviventes começam a desfrutar do conforto material do shopping, usando os bens disponíveis para recriar uma vida aparentemente normal. No entanto, a ilusão de segurança é interrompida à medida que os conflitos internos, a ameaça constante dos zumbis e a chegada de uma gangue de motoqueiros testam sua sobrevivência.

5 – “Land Of The Dead” (Terra dos Mortos) – 2005

Land Of The Dead
Imagem: Reprodução

Acontece muitos anos depois, algumas pessoas já nasceram conhecendo apenas o mundo dos ressuscitados insaciáveis. A humanidade se consolidou, recuperou áreas urbanas, criou zonas seguras.

Após anos de apocalipse zumbi, os humanos sobreviventes vivem em uma cidade fortificada cercada por rios e barreiras. No coração da cidade, os ricos vivem com luxo em um arranha-céu chamado Fiddler’s Green, enquanto os pobres sobrevivem em condições precárias, lutando para se sustentar.

Com os zumbis se aproximando e as divisões humanas se intensificando, Riley e sua equipe precisam tomar decisões difíceis para salvar tanto os cidadãos quanto a si mesmos.

6 – Day of the Dead (O Dia dos Mortos) -1985

Dia dos Mortos cena ataque
Imagem: Reprodução

Acontece muitos anos depois da infestação. A humanidade está enfrentando a extinção. “400.000 para 1” é a proporção de mortos-vivos para os vivos. É aqui que a série de filmes originalmente terminou, uma conclusão sombria.

Em um mundo dominado pelos mortos-vivos, um pequeno grupo de sobreviventes se esconde em uma instalação militar subterrânea. Entre eles estão cientistas, liderados pela Dra. Sarah Bowman, e soldados, comandados pelo violento Capitão Rhodes. A tensão entre os dois grupos é palpável, já que os cientistas estão focados em estudar os zumbis, enquanto os soldados priorizam a sobrevivência imediata.

Dr. Logan, apelidado de “Dr. Frankenstein”, realiza experimentos para entender o comportamento dos zumbis e acredita ser possível domesticá-los. Ele apresenta Bub, um zumbi que demonstra traços de memória e obediência, sugerindo que os mortos-vivos podem ser treinados.

À medida que os recursos diminuem e os conflitos internos aumentam, a situação na base torna-se insustentável. A tensão explode quando os soldados descobrem os métodos controversos de Logan, levando a uma série de eventos que coloca todos em perigo, enquanto os zumbis começam a invadir a instalação.

7 – “Twilight of the Dead” (Crepúsculo dos Mortos) – Em produção

Romero havia escrito um roteiro para o filme antes de morrer em 2017 e ele considerou Twilight of the Dead como sendo a conclusão de sua saga épica “”Living Dead” (Mortos Vivos)”, que compreendeu seis filmes e vários spinoffs e remakes.

A produção se passará em uma ilha tropical e irá mergulhar na natureza sombria da humanidade a partir da perspectiva dos últimos humanos na Terra que estão presos entre facções de mortos-vivos.

Greg Nicotero, respeitado veterano designer de efeitos de maquiagem irá liderar os efeitos de maquiagem. Nicotero começou sua carreira com a sequência de Romero, Day of the Dead (1985) sendo um colaborador frequente do cineasta. Ele também é conhecido por trabalhar na série Walking Dead. A atriz Milla Jovovich será a protagonista de “Twilight of the Dead” (Crepúsculo dos Mortos). A produção será o sétimo e último capítulo da saga dos “Mortos-Vivos” de George A. Romero.

Brad Anderson será o diretor da produção. Juntamente com Jovovich, Betty Gabriel (Corra!) também irá estrelar o filme.


Até então, essa é a melhor ordem para assistir aos filmes da franquia “Living Dead” (Mortos Vivos). Certamente você vai ficar bem ocupado assistindo a todos esses filmes!

E fique ligado, assim que saírem novas produções da franquia atualizaremos essa lista!

Para mais textos e notícias do universo geek sigam o GeekPop News no Instagram e Facebook.