A corrida pelo Oscar já começou para o cinema brasileiro. A Academia Brasileira de Cinema abriu as inscrições para selecionar o representante do país na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional da 98ª edição da premiação. Reconhecida como única entidade responsável pela escolha, a Academia definirá qual produção nacional disputará uma vaga entre os indicados ao prêmio mais cobiçado do cinema mundial.
Dessa maneira, a Comissão de Seleção, formada por 15 membros titulares e cinco suplentes, fará uma pré-lista com seis títulos no dia 8 de setembro. Após, no dia 15 de setembro, haverá a decisão final do título escolhido para indicação. Assim, os filmes lançados entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025 podem se inscrever, desde que tenham permanecido em cartaz por pelo menos sete dias consecutivos em salas de cinema comerciais, com fins lucrativos para produtor e exibidor.
Para validar a participação, os responsáveis devem enviar o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido pela Ancine. Junto da certificação, também são necessários documentos que comprovem a exibição, além de sinopse, ficha técnica, trailer, cartaz, pressbook e fotos do filme.
LEIA TAMBÉM: Crítica | Filhos do Mangue aborda problemas da comunidade ribeirinha
É importante ressaltar que obras já tenham sido exibidas em TV aberta, fechada ou plataformas de streaming não se qualificam para seleção. Além disso, a Academia Brasileira de Cinema cobrará uma taxa de inscrição de R$1.000 (mil) dos produtores não associados à instituição.
Por fim, os candidatos brasileiros que quiserem tentar a indicação ao Oscar 2026 deverão se inscrever entre os dias 21 de julho até 10 de agosto de 2025.
══════════════════════════════════════════════
📲 Entre no canal do WhatsApp
e receba novidades direto no seu celular e
Siga o Geekpop News no Instagram
e acompanhe conteúdos exclusivos.