Evento acontece entre 25 de abril e 3 de maio de 2026

O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) divulgou as datas de sua próxima edição: 25 de abril e 3 de maio de 2026. A editora e produtora Paloma Amado, será a homenageada desta edição. Ela é filha de Jorge Amado (1912-2001) e Zélia Gattai (1916-2008). Paloma Amado é a responsável pela curadoria da obra de seus pais. Já a escritora e publicitária Carla Madeira será a patronesse. Ela se consolidou como uma das melhores escritoras da literatura brasileira contemporânea.

O tema de 2026 será “Cartas e diários na literatura”. Dessa forma, destaca a força do registro íntimo e reforça sua aposta em narrativas de profundidade emocional. Espírito que, segundo os responsáveis pelo festival, Paloma Amado e Carla Madeira representam muito bem. Desse modo, a programação prevê que Carla Madeira participe no sábado, 25 de abril. Já Paloma Amado confirmou presença em 1º de maio, quando vai relançar “Pituco”, livro lançado originalmente há dez anos.

Para Gisele Ferreira, curadora do evento, as escolhas de homenagear Paloma Amado e Carla Madeira reforçam a identidade do Flipoços:  “Reunir Carla Madeira e Paloma Amado em uma mesma edição é um presente para a literatura brasileira. Elas representam duas dimensões fundamentais: a força criativa contemporânea e o compromisso com a memória e a tradição”, escreveu em nota enviada à imprensa.