Como estamos em clima de festas natalinas, nada melhor do que relembrar um especial de natal. E o escolhido desse ano, é o especial de natal do anime Pokémon clássico, que acabou sendo censurado em diversos países. Além de relembrar esse especial vamos também explicar o motivo da censura.
Natal a lá Jynx
Primeiramente, esse é o nome do episódio traduzido aqui, “Natal lá Jynx”, é o episódio 65 do anime, sendo transmitido em Outubro de 1998 no Japão, e 11 de Dezembro nos Eua.
Sinopse do episódio:
Ash, Misty, Brock e seus Pokémon devem devolver uma Jynx perdida ao Papai Noel antes do Natal, com a ajuda de um Lapras. Enquanto isso, Jessie tenta se vingar do Papai Noel por roubar sua boneca favorita quando ela era jovem.
Como conta a sinopse, o especial de natal é bem ludico, e mostra a clássica equipe Rocket tentando acabar com o natal, por conta de uma vingança pessoal de Jessie. Jynx que é o Pokémon novo da vez, é um ajudante pessoal do papai noel, e está querendo voltar para ele. Além de Jynx, outro Pokémon que aparece pela primeira vez é o famoso Lapras. No final, como sempre a equipe Rocket “decola de novo” e os presentes de Natal são salvos para que o Papai Noel entregue.
Curiosidade do episódio:
No dialogo original, o Papai Noel diz que a jynx pegou o boneco da Jessie para consertar e depois devolver, mas não conseguiu voltar pois a família dela tinha mudado de endereço. Na versão dublada, ele diz que não conseguiu voltar pois a Jessie parou de acreditar nele, e ele só consegue aparecer para crianças que não tenham fechado seus corações para o Papai Noel.
A polêmica e o banimento do episódio
O episódio passou aqui no ocidente, incluindo o Brasil, fora de ordem, e a principio uma vez apenas. O motivo do banimento no ocidente, foi uma denuncia de racismo, a respeito do personagem de Jynx. Carole Boston Weatherford, autora de livros infantis e crítica cultural, publicou um artigo na época alegando que o design de Jynx tinha uma notável semelhança com atores blackface , uma imagem que é considerada racista contra afro-americanos.
Essa semelhança se dava ao fato de Jynx ter pele escura e lábios saltados, características semelhantes ao blackFace. Que em outras palavras, se originou no século 19, e era um artifício de palco onde o ator pinta a própria cara com tinta escura para interpretar personagens étnicos, sejam latinos ou afro-descendentes.
Para evitar problemas, o episódio foi banido no ocidente, e o personagem Jynx não apreceu mais. A Nintendo por sua vez, nunca se pronunciou a respeito, contudo, alterou a cor do personagem para roxo, e pelo menos no anime quase não apareceu mais, dando mais lugar a sua pré-evolução baby Smoochum
Por fim, infelizmente o episódio não está disponível na Netflix aqui do Brasil. E apesar da polêmica, é um bom especial de Natal de Pokémon, simples e com final feliz.
Quer saber mais novidades do mundo dos games e animes?. Então já sabe, fique de olho no nosso portal e nos siga no Instagram.