Após décadas de espera, a animação X-Men ’97 enfim chegou, para dar continuidade a história da série clássica dos anos 90. É isso que mesmo que você leu: os clássicos e fabulosos X-Men estão de volta, revivendo o estilo da década perdida com novas aventuras.
Produzido pela Marvel Animation (a responsável pela série animada What If…?), X-Men ’97 resgata a história da equipe de mutantes mais famosa da Marvel, para então trazer novos episódios para suas jornadas. Já com 2 novos episódios, a nova animação dos mutantes contará com 10 episódios ao todo. Segue a sinopse:
Sinopse: os X-Men, um grupo de mutantes que usa seus fabulosos dons para proteger um mundo que os teme e os odeia, são desafiados como nunca antes e forçados a enfrentar um novo futuro perigoso e inesperado.
Sendo o primeiro projeto da Marvel Studios que trabalha com a equipe desde a compra da Fox pela Disney, ao mesmo tempo que resgata os personagens do desenho clássico, fica a pergunta: será que X-Men ’97 começou bem? Afinal, o que podemos esperar desses dois primeiros episódios?
“No episódio anterior de X-Men”: novas aventuras, antigos conflitos
X-Men ’97 acerta pela maneira que logo se inicia. Ou melhor dizendo, pela maneira como ela continua a história da clássica animação, Os seus acontecimentos ocorrem pouco tempo depois do final do desenho dos anos 90. No entanto, o púbico consegue acompanhar, visto que o novo desenho também recapitula, de forma sutil, o final do desenho anterior.
Da mesma forma, através de sutileza e diálogos rápidos, os personagens são reapresentados e, dessa forma, o novo público não fica perdido, enquanto os antigos fãs podem se lembrar melhor sobre a história de cada um.
Além disso, o novo desenho consegue equilibrar suas novas aventuras com aquelas já vividas anteriormente pela equipe. E ainda, novamente , pela sutileza, traz para o contexto atual algumas histórias já passadas. Um exemplo disso são algumas referencias: “quem é Magneto?” ou “o que é a sala de Perigo?“, bem como alguns paralelos entre o seu inicio. Isso é, se na série original temos Jubileu sendo introduzida enquanto é caçada por robôs gigantes, aqui temos Roberto Cruz (o Mancha Solar nos quadrinhos) sendo introduzido de forma similar.
Os antigos conflitos em busca por tolerância e respeito
Não tem como falar sobre X-Men sem falar sobre a luta pela igualdade e tolerância. Se no desenho antigo, os mutantes lutavam em serem aceitos pela sociedade, aqui a luta persiste de onde parou a anterior.
Entretanto, há um toque especial, analogias profundas, diálogos enriquecedores que elevam mais e mais a qualidade da obra. O discurso pró-tolerância aqui é dito com força e poderia se encaixar nas mais diversas lutas a favor das minorias, o que condiz muito com o desenho.
Afinal, X-Men é uma referência a aceitação do individuo por si só, independente de suas características físicas, étnicas, religiosas ou então pela maneira como se identifica ou ama. Apesar de beirar o clichê, querendo ou não, X-Men é um símbolo sobre a luta por aceitação, dignidade e respeito a todos. Portanto, o desenho consegue manter a essência do original com excelência.
“A mim, meus X-Men”: Afinal, vale a pena dar uma chance?
Não importa sua idade, assistir X-Men ’97 tem um gostinho nostalgico por si só. Estamos falando sobre referências diretas, como a abertura semelhante com aquela famosa trilha sonora arrepiante que já empolga por si só. Ou então as indiretas, como um certo quadro dos membros originais da equipe. Um exemplo que ilustra muito bem isso tudo é ouvir o famoso “A mim, meus X-Men” com um entonação única e marcante
Ainda, X-Men ’97 consegue resgatar o sentimento que há tempos não se sentia em relação a uma produção da Marvel. Misturado com nostalgia, mas com um ar novo, a animação enriquece este universo e termina cada episódio com um “gostinho de quero mais“, criando um gancho especial para o próximo capítulo.
Enfim, com toda a certeza, vale a pena começar a assistir X-Men ’97. Mas é importante ressaltar, que o telespectador precisará cuidar da ansiedade, pois os episódio estão saindo semanalmente pela Disney+. Aliás, segue uma dica: a dublagem brasileira está tão incrível quanto a versão legendada.
Por fim, X-Men ’97 resgata muito bem o sentimento do antigo desenho, porém, consegue entregar algo novo e empolgante, sem perder a essência de toda a obra. Confira abaixo o trailer da animação: