Em uma era onde a nostalgia e a reinvenção caminham lado a lado, Alice: Madness Returns destaca-se como um título que desafia as convenções do gênero de terror, ação e aventura.

Lançado em 2011, este jogo é uma sequência direta de American McGee’s Alice (2000), prometendo uma jornada ainda mais profunda e sombria pelos recantos mais obscuros da mente de Alice. Revisitando o País das Maravilhas, o título da Spicy Horse Games nos convida a desvendar os mistérios que assombram Alice, num contexto pós-traumático repleto de simbolismos.

Para os fãs de contos clássicos, mas amantes de terror, Alice: Madness Returns mergulha em todas essas nuances. Desse modo, o jogo oferece uma vibe darkness – em certo pontos até macabro – e também uma experiência única ao universo dos videogames.

🚨 ATENÇÃO: Alice: Madness Returns não é um jogo para crianças, tendo classificação etária de +18 anos.

(Reprodução: Official EA UK – Divulgação: Electronic Arts for Alice: Madness Returns)

American McGee’s Alice – o primeiro jogo da franquia

American McGee’s Alice marcou o início de uma abordagem mais sombria e gótica da clássica história de Lewis Carroll. Lançado no início dos anos 2000, o jogo introduziu uma Alice lutando contra os demônios internos e externos no País das Maravilhas.

Com um enredo que se desenrola após os eventos dos romances originais, vemos uma Alice adulta, perturbada por suas experiências passadas e internada no Asilo Rutledge.

Tornando-se um destaque no cenário gamer pelo mundo todo, este jogo foi pioneiro ao combinar elementos de terror, plataforma e ação. Assim, estabelecendo uma ótima base para a sequência que viria explorar ainda mais a mente da protagonista.

Capa de "American McGee's Alice" com Alice em uma sombria mesa de chá com o Chapeleiro Maluco e uma armadura.
(Divulgação: Rogue Entertainment/Electronic Arts for American McGee’s Alice)

Alice: Madness Returns – conheça a trama do jogo

Um ano após ser considerada sã para retornar à sociedade, Alice enfrenta a sombria realidade da Londres vitoriana. Sob o conselho médico do psiquiatra, Dr. Angus Bumby, referenciado por sua ex-enfermeira, Pris Witless. Para evitar que Alice vagasse pelas ruas, Witless também conseguiu um emprego e um quarto para a garota no Lar Houndsditch, onde ela auxilia no cuidado dos órfãos, atuando como empregada doméstica.

Entretanto, a história toma um rumo inesperado. Após uma sessão, o Dr. Bumby encarrega Alice de buscar remédios, mas ela se distrai com um gato pelo caminho. Desviando para um beco, ela reencontra Pris Witless. Durante a conversa, a enfermeira diz ter informações sobre seu brinquedo de coelho desaparecido. Um objeto sentimental para Alice, pois foi o único item que sobreviveu ao incêndio.

Alice seguiu Witless até as possíveis pistas, mas em meio a tensão, teve uma alucinação vendo-a se transformar em um monstro. Assim, desencadeando um colapso mental que levou a jovem de volta ao País das Maravilhas. Porém, o que antes foi um refúgio, agora mais parecia um lugar atormentado e destruído, do que “maravilhoso”.

A partir desse ponto, o enredo mergulha na psique da protagonista, explorando suas memórias e traumas. Isso tudo, através de uma narrativa que oscila entre a realidade sombria de Alice e a fantasia distorcida do País das Maravilhas.

Na busca pela verdade sobre a morte de sua família, Alice enfrenta monstros nos dois mundos, bem como os fantasmas de seu passado. Assim, metáforas e enigmas marcam a jornada de Alice, refletindo seus conflitos internos e sua busca por paz interior.

  • Alice contempla uma Londres vitoriana obscura do alto de um telhado, com o Big Ben ao fundo.
  • Alice e soldados aliados prontos para lutar contra um grande inimigo no País das Maravilhas.
  • Alice em um cenário vívido do País das Maravilhas, cercada por cogumelos gigantes e plantas fantásticas.

Jogabilidade

A gameplay de Alice: Madness Returns é uma combinação intrigante de ação, plataforma e resolução de puzzles. Os ambientes variados e desafiadores exigem que o jogador demonstre habilidade tanto no combate, quanto na exploração e na solução de quebra-cabeças.

Nos controles, Alice consegue realizar um salto triplo e flutuar, o que a permiti atravessar longas distâncias. Além disso, ela pode se aproveitar de rajadas de vapor para alcançar lugar mais altos, tendo a habilidade de se virar enquanto está suspensa no ar.

Durante o jogo, há diversos minijogos que Alice precisa completar para prosseguir. Disponíveis em vários pontos, alguns desses minijogos são obrigatórios para se ter uma exploração mais aprofundada dos recursos e do território. Além disso, Alice também enfrenta várias seções onde é necessário ativar diferentes botões escondidos ou bloqueados, para liberar novas áreas.

Com a habilidade de alternar entre a realidade e o País das Maravilhas, Alice tem à sua disposição um arsenal de armas “medonhas” que interferem totalmente na sua natureza de combate. Porém, a parte mais icônica das armas são suas referências aos personagens, por exemplo: o Canhão Bule do Chapeleiro Maluco, e a Bomba Mecânica no formato do Coelho Branco.

Trilha Sonora

A música de Alice: Madness Returns é um elemento chave que complementa perfeitamente a atmosfera sombria e envolvente do jogo. Composições melódicas e por vezes perturbadoras acompanham o jogador através dos diferentes cenários do País das Maravilhas.

Intensificando a experiência emocional da jornada de Alice, a trilha sonora consegue capturar a essência do conflito interno da protagonista, alternando entre momentos de calmaria e tempestade, refletindo as diversas facetas de sua mente.

Figurino

Um dos aspectos mais notáveis de Alice: Madness Returns é o cuidado e a originalidade dos figurinos de Alice. Cada vestido que a protagonista usa não apenas reflete o ambiente em que ela se encontra, mas também simboliza aspectos diferentes de sua psique.

Desde o clássico vestido azul até variações mais sombrias e temáticas, os trajes de Alice são um espelho visual de sua jornada emocional e mental, adicionando uma camada extra de profundidade à narrativa.

Além disso, os vestidos da personagem também façam parte da gameplay. Cada peça do vestuário de Alice lhe concede status diferentes, bem como fortalecimento ao usar determinados itens e armas durante as batalhas. Melhor dizendo: “bonita para matar!“.

  • Alice em uma variedade de vestidos temáticos, cada um representando um elemento diferente do País das Maravilhas, com visões frontal e traseira.
  • Coleção de oito designs de figurinos de Alice, exibindo variedade estilística e detalhes temáticos frente e verso.
  • Desenhos de conceito do Coelho Branco e de Alice vestida com trajes temáticos de coelho em "Alice: Madness Returns".

Recepção – a opinião da crítica sobre Alice: Madness Returns

Alice: Madness Returns foi recebido com opiniões mistas pela crítica, mas conquistou um lugar especial no coração dos fãs. Muitos elogiaram a profundidade da trama, a originalidade do design e a complexidade dos personagens, destacando a habilidade do jogo em abordar temas como trauma e recuperação de uma forma única.

Apesar de algumas críticas a gameplay e aos aspectos técnicos, o título é frequentemente lembrado por sua abordagem audaciosa e inovadora, permanecendo como uma obra cult admirada por sua narrativa rica e atmosfera totalmente envolvente.

Em Alice: Madness Returns, somos convidados a explorar o lado desconhecido mais obscuros da mente humana, num jogo que entrelaça habilmente o terror psicológico com a aventura. Esta obra é um testemunho da capacidade dos videogames em contar histórias complexas e emocionantes, oferecendo uma experiência que vai muito além do entretenimento superficial.


Descubra mais sobre Portal GeekPop News

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.