Os Cavaleiros do Zodíaco é uma das franquias de anime mais icônicas e populares do mundo, tendo conquistado uma enorme base de fãs ao longo das décadas. Além da série de televisão e do mangá, a franquia também conta com uma série de filmes, cada um com sua própria história e aventura para os cavaleiros.
Agora, o Live-Action dos cavaleiros está cada vez mais perto de seu lançamento, por isso vamos dar uma olhada nos filmes já lançados dos Cavaleiros de Atena.
Os Cavaleiros do Zodíaco: O Santo Guerreiro (1987)
Foi o primeiro filme da franquia e conta a história da batalha entre os cavaleiros de bronze e a deusa Éris. A animação deste filme recebeu elogios por sua qualidade, que superou a animação da série de televisão. Além disso, a trilha sonora do filme é memorável e apresenta um tema musical lindo no final, incluindo sua versão dublada.
A Grande Batalha dos Deuses (1988)
Outro filme memorável da franquia, onde os cavaleiros enfrentam os deuses nórdicos em uma batalha para salvar a deusa Atena. Este filme apresenta uma das trilhas sonoras mais populares da franquia, dito por muitos como um dos melhores filmes da série.
O sucesso do filme foi tão grande, que se tornou responsável pela criação da saga de Asgard do anime, que originalmente não existe no mangá.
A Lenda dos Defensores de Atena (1988)
O primeiro dos filmes lançado nos cinemas do Brasil. Estreando em 1995, no auge do sucesso do anime, o primeiro “filme de anime” a fazer sucesso no país tendo vendido 1.048.203 ingressos em seu total de bilheteria. A história se passa antes da saga de Poseidon, e mostra o Deus da coroa de Sol Abel (inventado especialmente para esse filme, sem ligação com o Deus grego Apolo). Abel vêm a terra para destruir a humanidade e pede a sua irmã Atena (saori) se unir a ele, em um primeiro momento ela aceita, mas assim que discorda dele, é aprisionada, restando a seya e os outros cavaleiros salvar Atena e a humanidade.
Os Guerreiros do Armagedom (1989)
Esse filme difere dos outros por trazer um inimigo fora da mitologia, pois o vilão agora é o próprio Lúcifer, do cristianismo. Ele retorna graças as almas de Eris, Abel e Poseidon que foram enviadas para o inferno por Atena e seus Cavaleiros. Resta então aos cavaleiros e Atena defender a Terra mais um vez desse inimigo máligno.
Aqui no Brasil foi lançado em VHS com título inicial de Cavaleiros do Zodíaco A batalha final, mudando posteriormente para os Guerreiros do Armagedon.
Prólogo do Céu (2004)
É o primeiro filme lançado após um hiato de 15 anos na franquia. E também o único que se passava após os eventos da história original. Depois da saga de Hades, a deusa Arthemis e Apolo surgem para castigar Atena e os cavaleiros por terem lutado contra os deuses, Atena oferece a Terra à Artemis e jura sua própria vida como promessa de que eles nunca mais lutariam. O acordo então é aceito e a Deusa da Lua passa a governar a Terra. Mas será que os cavaleiros deixaram que isso ocorra?
A animação deste filme é ainda mais avançada do que os filmes anteriores e apresenta algumas das cenas mais impressionantes da franquia. Ele estreou nos cinemas brasileiros também, e prometia ser o primeiro de uma nova série de filmes da franquia, porém não aconteceu. Um dos motivos de crítica do longa é o fato de focar apenas em Seiya e Saori, e os demais cavaleiros aprecem bem brevemente apenas para batalhar.
A Lenda do Santuário (2014)
É o primeiro filme em CG da franquia e foi lançado para comemorar o 40º aniversário da criação de Masami Kurumada. Este filme segue a trama da série original, mas com algumas mudanças na narrativa e nos personagens. A animação deste filme é impressionante, principalmente por conta das armaduras, que apresentam visuais bem diferentes do anime. A história é um resumo “flash” da saga das doze casas do santuário. Isso acabou gerando críticas por conta da narrativa e mudanças dos personagens, como por exemplo uma mudança realizada no cavaleiro de Câncer Máscara da Morte que desagradou muitos fãs.
Qual o futuro dos guardiões de Atena?
Por fim, os filmes dos Cavaleiros do Zodíaco oferecem aos fãs novas aventuras e histórias emocionantes, além de uma animação de alta qualidade e trilhas sonoras memoráveis. Para os fãs da franquia, cada filme é uma oportunidade de mergulhar ainda mais no mundo dos cavaleiros e explorar novas facetas de seus personagens favoritos. Agora deixaremos você com o trailer do novo Live-Action que estreará em breve, será que ficará fiel ao anime? Ou teremos mais um filme para cair no esquecimento?.
Por último, quer saber mais notícias sobre animes e mangás? Então fique ligado aqui no portal, e nos siga também no Instagram.